Em parceria com o governo, SENAI qualifica 368 moradores da Cidade do Povo

“Eu aprendi mesmo. Nunca saia das aulas com dúvida. Antes de começar o curso, algumas pessoas falavam que o ramo de mestre de obras era só para homem. Mas me identifiquei e consegui concluir. Isso prova que, independentemente de ser homem ou mulher, podemos, sim, desenvolver uma atividade que almejamos. E é nesse segmento que pretendo atuar”.

A declaração é de Jaqueline Modesto, moradora da Cidade do Povo, em Rio Branco. Ela foi uma das 368 pessoas que receberam na manhã desta segunda-feira, 13, no Centro de Educação Campos Pereira, certificados dos cursos de qualificação que estão sendo ofertados gratuitamente à comunidade por meio de uma parceria entre o SENAI e o governo do Estado, através da Secretaria de Habitação (Sehab).

Entrega de certificados foi realizada durante solenidade realizada manhã desta segunda-feira, 13, no Centro de Educação Campos Pereira/Foto: Ascom Fieac

Quem também esbanjava felicidade na solenidade era Carla Andréia. Auxiliar de cozinha, ela concluiu cinco dos cursos oferecidos pelo SENAI. “Participei das turmas de Salgadeiro, Pães e Massas, Bolos e Tortas, Pizzaiolo e Confeiteiro. Agora estou mais preparada para desempenhar minha profissão. Só temos a agradecer ao governo do Estado e ao SENAI por investirem e acreditarem na nossa comunidade”, festejou Andréia.

Presente à solenidade, a presidente em exercício da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC), Adelaide de Fátima, enalteceu a importância de a iniciativa ter resultado na qualificação de centenas de pessoas. “Essa parceria que envolve SENAI, prefeitura de Rio Branco e governo do Estado, por meio de seus órgãos, mostra o compromisso que temos em preparar os cidadãos para atuar no mercado de trabalho, sobretudo nas indústrias, considerando que um dos grandes problemas hoje do empreendedor é contratar pessoas sem qualificação. Por isso só temos a celebrar essa conquista que beneficia a todos”, ressaltou.

Já a secretária de Habitação do Estado, Janaina Guedes, diz que, além da capacitação profissional, os cursos também contribuem para que os moradores possam estreitar os laços de amizade com seus vizinhos. A gestora explicou, ainda, que a iniciativa faz parte de um trabalho social que o governo do Acre já realiza há mais de dois anos na Cidade do Povo e vem justamente para atender uma política do programa Minha Casa, Minha Vida, que impõe que cada loteamento habitacional entregue precisa também ser atendido com trabalho de pós-ocupação

368 moradores da Cidade do Povo foram certificados/Foto: Ascom Fieac

.

“São cursos que podem estar facilitando a vida de futuros empreendedores. Sabemos que o SENAI e todo o Sistema S têm trabalho reconhecido nacionalmente. Foi justamente por termos conhecimento dessa qualidade que optamos por contratar essa instituição. Nosso propósito é ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem na Cidade do Povo”, salientou Guedes.

Mais de 1,5 mil moradores devem ser qualificados até o fim do ano

Segundo o diretor-regional do SENAI, César Dotto, o contrato com o Estado prevê o atendimento de mais de 1,5 mil pessoas, que serão divididas em 78 turmas, de diferentes cursos em áreas como construção civil, mecânica e alimentos. As aulas, que foram iniciadas há mais de três meses, seguem até o fim do ano.

 “Isso só é possível graças a essa grande parceria, que envolve prefeitura e governo, com seus importantes órgãos como Sehab e Instituto Dom Moacyr. O SENAI trouxe para Cidade do Povo o que temos de melhor em instrutores, equipe técnica e infraestrutura de nossas escolas móveis. O que nos deixa ainda mais felizes é que as áreas de qualificação que estamos ofertando são as que realmente geram oportunidade de imediato. Portanto, temos muito o que comemorar”, frisou Dotto.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Em parceria com o governo, SENAI qualifica 368 moradores da Cidade do Povo