A deputada emedebista Eliane Sinhasique usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na manhã desta quarta-feira (15) para denunciar o descaso por parte da obra de ampliação e reforma do Hospital do Câncer no Acre (Unacon), que ainda não saiu da primeira etapa do processo. O caso foi denunciado pelo ContilNet mês passado.
Além de acusar o governo do estado e a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) por negligência, a parlamentar informou que embora a instalação de uma extensão do Hospital do Câncer de Barretos na capital esteja ocorrendo dentro do esperado, para o diagnóstico de todos os tipos de câncer, o Unacon, que deveria ser utilizado para tratamento, não possui a quantidade de leitos necessária e o funcionamento de todos os aparelhos médicos.
“O Hospital de Barretos fará o diagnóstico, mas o Hospital do Câncer não está preparado para o tratamento, tendo em vista a falta de ampliação e reforma no espaço, que nem se quer saiu da primeira fase da obra”, explicou.
Eliane, ao visitar as dependências do Hospital, disse que entrou em contato com os aditivos de tempo e recurso, requeridos pela Sesacre, mas que, de acordo com a diretoria da instituição, os trabalhos não foram finalizados. O recurso federal advindo do Ministério da Saúde foi barrado, por conta do vencimento do prazo de validade.
Para tentar reverter a situação, Eliane pediu o apoio do deputado federal Flaviano Melo (PMBD), no intuito de resolver a situação de descaso por parte da Sesacre, que não terminou a primeira parte da obra, mas foi informada que a secretaria deverá recorrer na justiça para obter o investimento.
“A Sesacre pediu os aditivos de recursos e tempo, mas ainda assim, não houve conclusão. O estado perdeu a verba do Ministério da Saúde, porque não atendeu os prazos iniciais”
Para tentar reverter a situação, Eliane pediu o apoio do deputado federal Flaviano Melo (PMBD), no intuito de resolver a situação de descaso por parte da Sesacre, que não terminou a primeira parte da obra, mas foi informada que a secretaria deverá recorrer na justiça para obter o investimento novamente.
De acordo com a diretoria do Unacon, mais de 15 pessoas são diagnosticadas com câncer semanalmente.