25 de abril de 2024

Iapen diz que greve de fome já cessou no interior, mas presídio da capital mantém protesto

Em nota divulgada pelo Instituto Penitenciário do Acre (Ianpen), o ContilNet foi informado de que os detentos das unidades prisionais dos municípios de Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Feijó, já encerraram a greve de fome neste domingo (19), mas, os reclusos da Unidade Penitenciária de Segurança Máxima Antônio Amaro Alves, mantém a greve.

Na tarde deste última sábado (18), um vídeo que circulava nas redes, supostamente gravado no presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC), mostrava os internos ao chão agonizando, após a greve de fome.

Celas do Presídio Antônio Amaro Alves/Foto: Reprodução

Confira a nota enviada pelo Iapen: 

O Instituto de Administração Penitenciária Penitenciária do Acre (IAPEN/AC) esclarece que a greve de fome já terminou nas unidades do interior, a exemplo de Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Feijó. O manifesto também teve fim na unidade feminina da capital e em parte do Complexo Francisco D’Oliveira Conde. Os presos do Pavilhão F também recuaram da greve na tarde de sexta-feira, 17.
Já os detentos da Unidade Penitenciária de Segurança Máxima Antônio Amaro Alves permanecem na greve.
Vale ressaltar que o pano de fundo da greve de fome são as medidas administrativas adotadas na unidade Antônio Amaro, local para onde são destinados os presos de alta periculosidade, após a conclusão da reforma, que abriu novas vagas para cumprimento de pena no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) – onde há somente um detento por cela, e que proíbe, entre outras coisas, a visita íntima, conforme estabelece a portaria que rege as normas da unidade. Os presos são direcionados ao RDD somente mediante decisão judicial. A Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Acre tem acompanhado todo esse processo, tanto do envio dos detentos direcionados ao RDD quanto das manifestações em virtude disso.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost