A unidade socioeducativa de Cruzeiro do Sul, que atualmente acomoda 85 adolescentes, registra um percentual trágico dentro de seus muros. De acordo com a administração do Centro Socioeducativo do município, cerca de 44% dos reclusos estão respondendo por homicídio qualificado.
Esta porcentagem alarmante também acompanha um outro dado que reflete o aumento da violência no Acre. Nos últimos dois anos, o número de adolescentes sob custódia do Estado aumentou mais de 110%, já que, em 2016, apenas 40 menores de idade estavam no Centro Socioeducativo.
O maior número de menores apreendidos na Casa de Medidas Socioeducativas de Cruzeiro do Sul foi registrado em julho deste ano, quando estiveram na unidade 95 jovens. No entanto, com a saída de alguns que completaram 18 anos, este número caiu para 85.
De acordo com a direção da unidade, dos 85 que cumprem medidas atualmente, 37 respondem por homicídio qualificado. Os outros 48 são acusados de roubos e tentativas de homicídio.
Para recuperar os jovens que chegam na casa de internação, são ofertados cursos técnicos para os adolescentes. Na última sexta-feira (24), uma turma de 15 jovens recebeu certificados.