Moradores do Portal da Amazônia denunciam bueiro aberto há mais de um ano

Moradores do bairro Portal da Amazônia, em Rio Branco, denunciam o descaso do poder público no cruzamento da rua Castanheira com a Samaúma. Segundo os relatos, um bueiro foi feito por agentes do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), em junho de 2017, mas o serviço não foi concluído e vem causando transtornos às famílias que vivem da região.

De acordo com Rosilda Sales, moradora do bairro há mais de três anos, o mau cheiro incômoda principalmente na hora das refeições. “Tem dia que não consigo comer, devido ao cheiro forte do esgoto. Já perdi as contas das doenças que adquiri: dengue duas vezes, varias infecções e ainda convivo com mal-estar no estômago todos os dias. Já emagreci dez quilos. Outra situação chata aconteceu com minha vizinha. Ela quase foi mordida por um jacaré, que saiu de um esgoto aqui ao lado. O Corpo de Bombeiros foi chamado e levou o animal. Graças a Deus que não aconteceu nada mais grave?”, salientou Rosilda.

Rosilda afirma ter contraído doenças em decorrência do problema/Foto: ContilNet

De acordo com ela, a limpeza no bairro também não é feita há muito tempo.” O mato está alto, a limpeza aqui não é feita pelos órgãos competentes faz meses. Daí a gente contratou um homem pra limpar, mas quando ele começou, além de quase ele cair dentro do bueiro, uma cobra se agarrou na perna dele. O homem foi embora, e nem quis receber”, frisou ela.

Já Renato Xavier, vizinho de Rosilda, acrescenta que a situação fica caótica e ainda mais perigosa no inverno.

“Quando começa a chover, o problema piora bastante. Em janeiro deste ano, quase que minha filha de três meses  não morreu. Uma cobra invadiu a minha casa, e por pouco não entrou no berço. O cortinado salvou ela. Quando vi, me desesperei, matei a cobra e não deixamos mais ela no berço sozinha. Agora ela dorme comigo e minha esposa. Fora as cobras que passam no quintal e no meio da rua que a gente vê, e mata . Esse bueiro virou a casa das cobras, arranhas, etc. Portanto, só queremos que as autoridades venham e terminem o serviço que começaram e abandonaram pela metade. Pois vivemos na cidade e não em uma floresta “, desabafou Xavier.

Depasa afirma que vai acionar setor de esgotamento sanitário/Foto: ContilNet

Resposta do governo

Em resposta à reportagem do site ContilNet, a assessoria do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) disse que acionará uma equipe do setor de esgotamento sanitário para detectar a origem do problema e efetuar os devidos reparos.

“Sobre a referida obra no local, a autarquia informa que está em fase de planejamento licitatório para a contratação de uma nova empresa para a conclusão dos serviços de infraestrutura”, informou o Depasa.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost