Mulher descobre câncer de pulmão por causa de unhas curvadas para baixo


Depois de ignorar o formato das unhas por um tempo, Jean Taylor decidiu procurar um médico que a diagnosticou com tumores nos dois pulmões

IG

Depois de ouvir da filha que suas unhas estavam feias e “caídas”, Jean Taylor, de 53 anos, buscar atendimento médico por insistência da família e, ao ser examinada por especialistas que consideraram o sintoma, ela acabou descobrindo um câncer de pulmão.

Taylor conta, em um desabafo publicado em suas redes sociais, que se sentiu “ridícula” ao perguntar ao médico sobre as unhas, que se curvavam ao redor das pontas dos dedos. No entanto, ele foi capaz de reconhecer o sintoma pouco comum do câncer de pulmão . Ao enviá-la para uma série de testes, o diagnóstico foi confirmado.

Unha curvada para baixo pode ser um sinal de câncer de pulmão, dizem os especialistas/Foto: Reprodução/Facebook

A britânica reforça que o especialista foi capaz de salvar sua vida por ter associado o formato das unhas à possibilidade de ser câncer – que ficou comprovado após exames apontarem dois tumores do tamanho de bolas de golfe em ambos os pulmões.

A doença dificilmente apresenta sintomas específicos, o que dificulta sua investigação e aumenta os índices de mortalidade – as taxas de sobrevivência ao câncer de pulmão estão entre as mais baixas em todo mundo. No Brasil, por exemplo, essa é a principal causa de morte por câncer entre os homens e a segunda maior entre as mulheres.

Unhas curvadas são sinal de câncer de pulmão

Ao perceber que as unhas estavam com uma curvatura estranha, Taylor admite que não achou que seria um problema, porque havia associado as curvas como sendo um traço familiar, já que sua mãe – que perdeu meio pulmão devido ao câncer – também as teve.

Antes de descobrir o câncer de pulmão, Taylor ignorou as unhas curvadas porque achava que não representavam nenhum risco/Foto: Reprodução/Facebook

No entanto, ao procurar na internet sobre o que as unhas curvadas poderiam significar, Stephanie, filha de Taylor, foi alertada pelo risco da doença.

De acordo com os médicos, unhas avermelhadas e com a curvatura acentuada podem indicar problemas no coração. Doenças pulmonares como enfisema, derrame pleural e até câncer podem provocar unhas azuladas e também o aumento de curvatura.

Assim que recebeu o diagnóstico, Taylor decidiu compartilhar sua experiência no Facebook . A publicação foi compartilhada mais de 85 mil vezes, e recebeu mais de 27 mil reações e comentários.

Agora, a operadora de telemarketing que nunca teve unhas grandes, está deixando-as crescerem para ajudar a conscientizar outras pessoas sobre o alerta que elas podem dar a respeito do câncer de pulmão . “Eles vão crescer, e se eu tiver que colocar sinos de prata e fogos de artifício nelas para aumentar a conscientização, eu vou”, disse ao Daily Mail.

Outras Notícias

Veja Também