25 de abril de 2024

Projeto do Sebrae-AC movimenta mais de R$ 200 mil com produção de artesanato acreano

No estande do Sebrae-AC na Expoacre 2018, um dos espaços de destaque é o do artesanato, que traz para o público uma variedade de produções inteiramente acreanas – da matéria-prima ao artesão.

As peças são o resultado de um trabalho iniciado em 2016, com clínicas de design realizadas pelo Sebrae que possibilitaram que as peças em madeira, palha, látex, sementes e outras matérias-primas presentes na biodiversidade local alcançassem a excelência exigida pelos compradores.

Danilo Costa Alencar, 20 anos, integra a Associação Seringueira Porto Dias, e veio do interior do município de Acrelândia para trazer ao público da Expoacre as gamelas confeccionadas através da parceria com o Sebrae-AC e o governo do Estado.

Marcos Maciente e Danilo Alencar exibem a gamela feita por artesãos acreanos/Foto: reprodução

“Moramos em uma região longe, então precisamos de oportunidade. Através dessa ação, podemos trabalhar e gerar nossa própria renda. É um trabalho lindo que estimula o crescimento da comunidade”, afirmou Danilo.

Marcos Maciente, gestor do projeto de artesanato do Sebrae há 3 anos, destaca que o espaço deste ano passou por um processo de mudança, trazendo as produções de 18 artesãos para uma mostra mais sofisticada.

“As principais novidades que estamos trazendo são as mudanças, principalmente na exibição dos produtos. Antes, na área de comercialização, ficavam os boxes dos artesãos. A ideia nesta edição amanhã foi sofisticar o espaço, inspirado nas vernissages de galerias de arte”, destacou Marcos.

Projeto comprador

Através do Projeto Comprador, rodada de negócios promovida pelo Sebrae em parceria com o governo do Estado, 30 artesãos acreanos tiveram a possibilidade de negócios com 12 empresários e lojistas de Alagoas, Bahia, São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais.

Sebrae propiciou que 12 artesãos negociassem com empresários de 5 estados/Foto: reprodução

O resultado do evento ultrapassou a estimativa da instituição, alcançando um valor superior a R$ 200 mil em vendas.

“Nossos artesãos, além de venderem, puderam ouvir o que o mercado está demandando. Dessa forma, atendemos a necessidade do público comprador e investimos no aperfeiçoamento dos artistas”, disse Marcos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost