Para uma eficiente gestão de trade marketing é importante ter em mente as diferenças entre consumidor e shopper. Muitos utilizam os termos como sinônimos, mas há diferenças entre eles e saber distingui-las é fundamental.
Mas, afinal, qual a diferença entre consumidor e shopper?
Podemos entender que consumidor é a pessoa que faz uso de determinado produto, enquanto shopper é o papel exercido pela pessoa que compra o mesmo produto.
Nesse contexto, veja que o papel de consumidor e do shopper podem ser exercidos pela mesma pessoa. Acompanhe o exemplo: uma mãe compra roupas para o seu filho. No caso, a mãe é o shopper e o filho é o consumidor. Mas quando ela compra roupas para si, ela é, ao mesmo tempo, o consumidor e o shopper. Portanto, o shopper é o indivíduo que avalia, durante o ato da compra, onde, como e o que comprar.
Com isso, é possível compreender que por diversas vezes assumimos a função de shopper, porque vamos até o ponto de venda e realizamos a compra. Percorremos todo o processo de compra, interagindo com os funcionários da loja, escolhemos o produto e efetuamos o pagamento. No entanto, no final das contas, não vamos usar o item que compramos. Saber discernir esses momentos é muito importante para que a gestão de trade marketing alinhe as estratégias e tenha sucesso no varejo.
Ainda tem dúvida? Então confira aqui quais são as principais diferenças entre shopper e consumidor.
Shopper
- Decide sobre marca, preço e onde vai comprar;
- Realiza a compra do produto;
- Não necessariamente consome o produto;
- Avalia custo/benefício;
- Passa pela experiência de compra;
- É influenciado do ponto de venda.
Consumidor
- É quem utiliza o produto;
- Avalia a qualidade do produto;
- É influenciado por propagandas;
- Não necessariamente realiza a compra;
- Cria uma relação com a marca.
Quem tem a decisão da compra?
Nesse contexto, podemos entender que o shopper é quem tem a decisão de compra. Ele está sujeito às influências que o PDV exerce para facilitar a venda, como sinalização de merchandising, gerenciamento de categorias e fatores como ambiente, preço e variedade do produto.
É importante destacar que, quando existe uma relação de fidelização com a marca, tanto o shopper quanto o consumidor se tornam fiéis ao produto/marca, e é nesse ponto que a gestão de trade marketing concentra esforços para fidelizar seus clientes.