0
A presidência do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac) apresentou ao conjunto da categoria a linha básicas para a negociação do Plano de Cargos Carreiras e Remuneração (PCCR) para todos os servidores do setor no Estado. Com várias novidades e reivindicações, o plano base está sendo entregue aos candidatos ao governo do Estado, mas ainda está em construção e agora vai ser expandido para as sugestões do conjunto da categoria.
As ideias centrais da proposta giram em torno do fortalecimento do rendimento dos trabalhadores, reintegrar os irregulares e resolver a questão do Pró-Saúde com o devido ajuste legal no enquadramento da instituição.
Palavra do presidente
“A saúde do nosso estado passa por um processo de desgastes crescentes e extremo, seja no financiamento, na gestão, ou na execução das políticas públicas de saúde, resultando em graves danos a assistência, com superlotação de unidades, atrasos em cirurgias, exames, demissão de trabalhadores, e precarização dos serviços, dentre outros”, destacou Adailton Cruz, presidente do Sintesac.
Segundo o sindicalista, o Sintesac, conhecendo a atual situação das unidades de saúde do estado, do atendimento aos usuários, e a realidade dos trabalhadores, preparou a proposta, “com a apresentação de todas as nossas demandas, definidas no termo a saúde que queremos”.
Resumidamente, a proposta trás: Revisão integral PCCR; Regulamentação do Serviço Social de Saúde do Acre (Pró-Saúde); proposta de reintegração dos servidores “irregulares” no PCCR e; processo de gestão e saúde do trabalhador, conforme resumo a seguir:
Veja aqui a proposta na íntegra: www.sintesac.com.br/arquivos/ propostapccr.pdf