O presidente Michel Temerembarcou no início da manhã desta quarta-feira (15) para o Paraguai, onde participará da posse do novo presidente do país, Mario Abdo Benítez.
Com a viagem de Temer, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, assumiu a Presidência da República pela quinta vez.
Isso porque os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), também estão no exterior.
Por serem candidatos à reeleição, Maia e Eunício sempre viajam para outro país quando Temer também está no exterior.
Se permanecesse no Brasil, Rodrigo Maia só poderia se candidato à Presidência, assim como Eunício – eles são candidatos a deputado e a senador, respectivamente (entenda a regra).
Diante da norma prevista na Constituição sobre as viagens ao exterior em período eleitoral, Temer chegou a acertar com Maia e Eunício que os três viajariam juntos para o Paraguai. Os parlamentares, no entanto, decidiram viajar para a Argentina.
Agenda em Assunção
Pela agenda de Temer, divulgada pela assessoria da Presidência, ele embarcou em direção ao Paraguai às 6h e participa da posse às 9h30 (horário de Brasília).
Depois, irá à comemoração pelo 481º aniversário de Assunção e, em seguida retornará ao Brasil. A previsão é que o presidente desembarque na capital às 15h35.
Posse de Benítez
Candidato governista e integrante do partido Colorado, Mario Abdo Benítez, 46 anos, foi eleito presidente do Paraguai em abril para um mandato de cinco anos.
“Marito”, como é conhecido, sucederá Horacio Cartes, empresário da indústria do tabaco que governou o país entre 2013 e 2018.
De perfil conservador, Benítez é de uma família próxima do ditador paraguaio Alfredo Stroessner. O pai do novo presidente foi secretário particular de Stroessner.
Benítez tem graduação em marketing nos Estados Unidos e foi presidente do Congresso do Paraguai entre 2015 e 2016.
Entre as propostas do novo presidente estão a manutenção da política econômica de Cartes e uma reforma do Poder Judiciário.
Relações com o Brasil
Benítez diz ter interesse em fortalecer as relações comerciais entre Paraguai e Brasil. Em junho, ele esteve com Temer no Palácio do Planalto, na primeira viagem internacional depois de eleito.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai. Em 2017, o intercâmbio comercial entre os dois países alcançou US$ 3,78 bilhões.