WhatsApp fica para trás e apps rivais oferecem vantagens no PC

O WhatsApp tem versão para web e desktop há algum tempo, mas está longe de ser o único. O famoso mensageiro tem concorrência forte de outros apps quando o assunto é conversar pelo computador. As alternativas trazem algumas vantagens, como dispensar um celular sempre conectado, ter suporte a SMS ou contar com criptografia mais avançada e confiável. Se você é usuário assíduo do WhatsApp no PC, vale a pena conferir e testar pelo menos outras nove opções tão boas ou melhores para conversar com os amigos. Confira mais sobre os apps na lista a seguir.

Android Mensagem (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

1. Telegram

Um dos principais rivais do WhatsApp no Brasil, o Telegram tem versões web, Windows e macOS com funções avançadas para compartilhar arquivos e até realizar ligações via Internet. O programa ganha novas funções com certa regularidade e, ao menos em termos de recursos, está à frente do WhatsApp Web.

O Telegram não requer um celular sempre conectado, permite mudar o tema para o modo noturno, tem espaço na nuvem para guardar arquivos pessoais de até 15 GB cada e conta com senha de bloqueio. Outros atributos conhecidos do celular, como chat autodestrutivo, encaminhamento de mensagens com indicação do remetente, entre outros, também estão presentes.

2. Skype

O Skype é conhecido por seus recursos de videochamadas, mas também é alternativa apenas para troca de mensagens. Com design recentemente reformulado, o aplicativo da Microsoft tenta se aproximar do WhatsApp e de outros concorrentes com oferta de stickers, GIFs e outros elementos para enriquecer a conversa. Os apps para web, Windows e Mac permitem compartilhar arquivos, mas com limite menor que no Telegram, de 300 MB.

Seu diferencial continua sendo a oferta de chamadas de voz e vídeo no computador. Embora essas funções existam no WhatsApp para celulares, ainda não há previsão de liberação para a versão desktop. Segundo a Microsoft, até o fim de julho usuários do Skype poderão até mesmo gravar ligações de voz e vídeo. O ponto fraco do software é o sistema de entrega de mensagens, ainda inferior a rivais da mesma categoria.

3. Facebook Messenger

O Facebook Messenger acumula uma diversidade grande de funções que podem atrair o usuário que busca alternativa ao WhatApp. O app integrado à rede social tem também uma versão independente para navegador e desktop com recursos populares como stickers, GIFs e até jogos para brincar com um amigo online. Além disso, um painel lateral ajuda a localizar rapidamente todos os arquivos compartilhados com um contato na conversa — uma arma útil contra enviar e-mails para si mesmo.

A desvantagem da plataforma é estar atrelada ao perfil do Facebook. Não é possível, por exemplo, divulgar seu nome de usuário como meio de contato sem correr o risco de ter pessoas aleatórias adicionando você na rede de Mark Zuckerberg. Além disso, há algumas limitações de funcionalidade: o envio de arquivos, por exemplo, é restrito a 25 MB.

4. Signal

O Signal ficou famoso após o ex-funcionário da NSA, Edward Snowden, recomendá-lo como meio seguro para se comunicar com privacidade. O app conta com uma forte criptografia elogiada por especialistas e, desde 2016, oferece versão desktop para Windows, Mac e Linux. O programa tem sincronização de mensagens na nuvem, mas perde para concorrentes em popularidade. Apesar de ser possível usá-lo como app padrão de SMS no Android, só as conversas entre usuários de Signal são protegidas e permitem compartilhamento de arquivo de até 100 MB.

5. Slack

O Slack é um aplicativo que une funções de chat com trabalho colaborativo. Focado no uso empresarial, ele funciona no sistema de canais que, na prática, funcionam como grupos. Cada time pode criar mais de um canal para discutir assuntos distintos. Em uma empresa, essa divisão faz todo sentido se levarmos em conta as separações usuais entre equipes de departamentos diferentes. O app suporta um dos maiores limites para compartilhamento de arquivo, de até 1 GB, só atrás do Telegram.

O ponto fraco do serviço é a cobrança para ter todos os recursos. Contas gratuitas têm, por exemplo, apenas 5 GB de espaço na nuvem, chamadas de voz e vídeo individuais e busca de, no máximo, 10 mil conversas antigas.

6. Discord

Com um formato similar ao Slack, o Discord ganhou fama no mundo gamer, mas logo se expandiu como uma ferramenta para chat em grupo entre membros de fóruns. Usuários podem criar grupos dentro de um mesmo canal para ter chats separados por temas. Além disso, o programa oferece baixa latência e funcionamento leve para se aliar bem a jogos transmitidos em tempo real.

Entretanto, o compartilhamento de arquivos é limitado a apenas 8 MB, a não ser que o usuário faça upgrade para a versão Nitro com assinatura mensal.

7. Viber

Rival principalmente do Skype, o Viber oferece recursos de ligação para números fixos e celulares, além de chamadas via Internet para outros usuários do app. Seus principais atributos estão ligados a essas funções, como a possibilidade de transferir uma chamada do PC para o celular com um clique sem queda de sinal. De resto, os recursos de chat incluem figurinhas e GIFs, conversas autodestrutivas e compartilhamento de arquivos com até 200 MB cada. A desvantagem do serviço está na sua baixa popularidade.

8. Android Mensagens

O aplicativo de mensagens do Android foi renovado, ganhou o nome de Android Mensagens e uma nova versão para desktop. O programa passa a permitir que o usuário converse por SMS pelo computador ao conectar o celular no estilo WhatsApp, lendo um código QR na tela. Além disso, a expectativa é que o software seja, em breve, compatível com o RCS, sistema que permite usar a rede de telefonia para se comunicar com imagens, vídeos e arquivos. Até a nova tecnologia estrear no Brasil, não é possível compartilhar documentos nas conversas.

9. Apple Messages

O iMessage ganha funções continuamente a cada nova versão do iOS, e algo similar vale para a versão desktop que roda no macOS. A mudança mais significativa que ocorreu no serviço foi a chegada da sincronização em nuvem via iCloud. Dessa vez, suas mensagens não ficam mais “presas” ao aparelho, e podem ser recuperadas e apagadas de maneiras mais simples dos servidores da empresa.

No entanto, a plataforma ainda não é indicada para quem precisa compartilhar arquivos. Para isso, a Apple continua recomendado usar outros serviços, como o Mail ou o próprio iCloud com link via mensagem. Além disso, o iMessage conta com a disponibilidade limitada de sempre, pois só pode ser usado no iPhone, iPad e Mac.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

WhatsApp fica para trás e apps rivais oferecem vantagens no PC