Acre é um dos nove estados onde justiça vê indícios de influência de facções nas eleições

Uma matéria divulgada pelo site UOL faz um mapeamento das regiões brasileiras onde facções criminosas ameaçam as eleições 2018. Ao todo são 9 estados, entre eles o Acre.

Segundo a reportagem, que traz dados obtidos com exclusividade pelo portal UOL, o fato de estar em uma localização estratégica em que faz fronteira com dois importantes produtores de cocaína: Bolívia e Peru, fez com que o Acre virasse alvo de disputa entre as facções nacionais Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV), além da facção local Bonde dos 13 (B13).

O UOL mostrou também relatos desesperados feitos por juízes eleitorais no Acre que temem a atuação das facções nas eleições. Segundo documentos disponíveis na matéria, um juiz eleitoral de Sena Madureira, no interior do Acre relata que moradores procuraram a diretora de uma escola onde funciona uma seção eleitoral para que uma nova seção fosse criada no local. O pedido teria partido de uma facção que teme que se os moradores daquele bairro saiam para votar em outro e isso possa gerar conflito entre organização criminosa rival. Além disso, as autoridades acreditam que facções poderiam estar forçando eleitores a votarem para determinados candidatos.

Em gravações, traficantes detalham plano de entrar na política

Um promotor do Ministério Público do Acre disse ao UOL que intercepções telefônicas realizadas com autorização da Justiça, mostraram que membros do B13 conversavam sobre um plano para estender seu poder à política local.

“Uma das estratégias envolvia a utilização de candidaturas de pessoas ligadas à facção, mas que tivessem o nome limpo. Assim, evitariam que as candidaturas fossem impugnadas. Quando você tem organizações criminosas que congregam milhares de integrantes, é lógico que elas vão tentar influenciar na eleição”, “, disse o promotor ao site.
No último dia 10, a pedido do TRE-AC (Tribunal Regional Eleitoral do Acre), o TSE autorizou o envio de tropas federais para 11 municípios do estado.

Veja o material completo clicando aqui.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost