Ícone do site ContilNet Notícias

Acre não atinge a meta do Ideb para o Ensino Médio em 2017 e continua abaixo da média

Por KLÉBER BEZERRA, PARA CONTILNET

O Acre não atingiu a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2017. O estado deveria atingir 4.5 na escala estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), no entanto, conseguiu alcançar apenas o índice de 3.8, um leve crescimento se comparado ao indicador obtido em 2015, que foi de 3.6.

Os dados do Ideb, principal indicador de qualidade da educação básica no Brasil, representado numa escala de 0 a 10, foram divulgados nesta segunda-feira (3), pelo MEC. O índice é calculado a cada dois anos para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e médio. Para compor o Ideb, são levados em consideração as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e os índices de fluxo, compilados pelo Censo Escolar.

A situação, porém, também é grave nos anos finais do ensino fundamental (5º ao 9º ano), em que o Brasil teve aumento do Ideb, de 4,5 para 4,7, mas sem atingir a meta de 5. No recorte estadual, 20 unidades da Federação estão na mesma situação, abaixo do patamar projetado, e Minas Gerais registrou queda no indicador. Pará, Rio Grande do Norte e São Paulo estagnaram, com notas idênticas às obtidas na última avaliação.

Sair da versão mobile