Ícone do site ContilNet Notícias

Acre não atinge meta mínima de cobertura vacinal e campanha contra pólio e sarampo é prorrogada

Por MÁRCIA PARFAN, DO CONTILNET

Até o momento, 3,6 milhões de crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos ainda não foram imunizadas/Foto: Reprodução

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), apenas 12 dos 22 municípios do estado conseguiram atingir a meta mínima do Ministério da Saúde de 95% de vacinação do público alvo da campanha contra sarampo e pólio. Desse total, ainda faltam 10.596 crianças para vacinar, sendo que 7.145 são só em Rio Branco.

Mesmo com a realização do segundo “Dia D”, Rio Branco não conseguiu atingir a meta mínima de vacinação, ficando com 72,01% de cobertura vacinal.

O Acre ficou com um resultado total de 83,33% na pólio e 83,45% no sarampo. Um percentual não muito divergente dos dados gerais do país, devido a baixa procura da vacina, o Ministério da Saúde resolveu prorrogar a campanha nos estados que ficaram com a porcentagem abaixo da exigida, incluindo o Acre. A campanha será prolongada até o dia 14 de setembro.

Entre os municípios acreanos que tiveram as coberturas mais baixas, além de Rio branco, estão Xapuri (80,87%), Capixaba (79,38%), Feijó (74,63%), Rodrigues Alves (74,35%) e Sena Madureira (69,98%).

Sair da versão mobile