Vem aí a 8ª edição do Aldeia Sesc Caiçuma das Artes, evento que terá início no dia 21 com encerramento no dia 30 de setembro. A aldeia reúne todas as linguagens artísticas com apresentações e oficinas nacionais e locais. A programação é toda gratuita e traz diversos espetáculos locais e também vindos de outros estados, dentre as atrações terá teatro, música, dança, artes plásticas, cinema, circo, literatura, culturas popular, afro brasileira e indígena.
O evento terá abertura tradicional com um grande cortejo, a partir das 16 horas, concentrado em frente ao Palácio Rio Branco. As apresentações serão realizadas em diferentes espaços da cidade, entre eles estão o Teatro de Arena do Sesc, Praça do Novo Mercado Velho, Teatro Plácido de Castro e Casarão. As cidades de Plácido de Castro e Senador Guiomard também vão receber atrações na semana.
As atividades são um desdobramento do projeto Palco Giratório, e vêm com o objetivo de proporcionar reflexão e fomentar a cultura na capital e em mais dois municípios do Acre.
O Aldeia Caiçuma das Artes é uma das 27 Aldeias Culturais que integra a Rede SESC de Intercambio e Difusão das Artes Cênicas no Brasil. Desde 2011, o projeto tem se tornado uma referência das ações de cultura programadas no regional, ganhando destaque assim para com os artistas locais que aproveitam o momento da programação para mostrar suas produções e compartilhar suas diversas ações, principalmente as de cunho formativo.
A programação completa pode ser vista no site do Sesc.
Sobre as Aldeias
São organizações espaciais da atividade produtiva nas Artes Cênicas para o crescimento da oferta de produções locais e convidadas, situando-se no ponto de encontro entre o particular e o universal da experiência humana.
É um evento que reúne as diversas linguagens da cultura brasileira: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Música, Literatura, Tradição, Oficinas, Performances, Debates, Workshops, Palestras, Intervenções e outros.