Ícone do site ContilNet Notícias

Conta de energia vai subir, decide Aneel; impacto será menor para Região Norte

Por TON LINDOSO, DO CONTILNET

Eletroacre terá de executar 23.464 ligações no estado/Reprodução

Executivos defendem continuidade de programas sociais/Reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta semana um aumento extraordinário de 1,937 bilhão de reais no orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que passará de 18,843 bilhões de reais para 20,053 bilhões de reais. Com a medida, haverá aumento nas contas de luz.

A boa notícia é que, na Região Norte, o impacto será menor. O impacto médio previsto nas tarifas será de 1,6% para os consumidores dos estados do Centro-Sul e de 0,3% do Norte e Nordeste.

O valor será repassado ao consumidor por meio da tarifa de energia, na conta de luz das distribuidoras de energia que ainda passarão por reajustes tarifários neste ano. Para as demais, o valor deverá ser compensado nos processos do ano que vem como componente financeiro.

A CDE é usada para custear diversas políticas públicas do setor elétrico brasileiro, como o subsídio à conta de luz de famílias de baixa renda; programas como o Luz para Todos; pagamento de indenizações a empresas e compra de parte do combustível usado pelas termelétricas.

A revisão dos valores já havia sido proposta pela Aneel no início de agosto.

Sair da versão mobile