A delegada aposentada Wânia Lília Maia Viana, que soma 22 anos de trabalho na Polícia Civil e destes, muitos foram a frente da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) em Rio Branco, lança no próximo sábado (8), o livro em poesias, Retrato de Mulher, onde conta suas memórias e perspectivas sobre assuntos relacionados a mulher.
Para Viana, um dos maiores problemas enfrentados é conseguir chegar na mulher em situação de violência. “Mesmo que ela compareça à Delegacia Especializada, não é garantia que conseguiremos que ela fale o que vem acontecendo, ou que efetue o boletim de ocorrência contra o infrator. A vítima precisa sentir confiança”, informa.
Quando questionada por quê um livro de poemas, a delegada aposentada esclarece foi a melhor forma que encontrou. “Precisava visibilizar a emoção do mundo real, na minha ótica, em meio a dor e fatos tristes que tive que vivenciar no meu trabalho. Posso dizer que a poesia me ajudou a não endurecer com as cenas tristes e de violência”.
Viana é formada em Letras Português, Direito e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Acre (Ufac), e conta escreve desde os 14 anos. “Tenho diversos artigos publicados em jornais locais, tenho poesias em coletâneas de âmbito internacional. A vontade de partilhar meus escritos foi o que me motivou com o livro, pois considero a poesia uma forma de arte, capaz de levar paz, amor, esperança”, conclui.
Com apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), o lançamento do livro ocorre no dia 8 de setembro, às 19 horas, no Sesc Centro, a entrada é gratuita e o livro custa R$35.