Escola Willy Viana vence etapa estadual do Prêmio Professores do Brasil


O projeto Criando Elos é uma das muitas iniciativas que visam melhoras as relações no sistema educacional

ASCOM PMRB

A Escola Willy  Viana das Neves, localizada no bairro Cidade Nova, está entre as vencedoras da etapa estadual do  11º Prêmio Professores do Brasil na categoria pré-escola. O Ministério da Educação (MEC) divulgou no último dia 12 os nomes dos professores vencedores e destaques da etapa estadual, anunciando a professora Damily Castro como a ganhadora com o projeto Criando Elos, que consolidou a família dos estudantes como parceira nos processos de aprendizagem. “O prêmio é prova de que as atividades atingem a qualidade que nossas crianças precisam em sua educação”, disse a professora Damily, incumbida de promover o avanço do projeto que já estava em implantação na escola que mantém 385 alunos, de 2 a 5 anos.

Criado em 2005, o prêmio é voltado a professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. Nesta edição, segundo o MEC, 4.040 professores de todo o país se inscreveram e  158  foram vencedores. 294 foram escolhidos como destaques na etapa estadual. No dia 11 de outubro, o MEC vai anunciar os 30 selecionados para a etapa nacional e os selecionados para a premiação especial. Os vencedores nacionais serão conhecidos em 29 de novembro, no Rio de Janeiro.

Prêmio Professores do Brasil/Foto: Ascom PMRB

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras, que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. No caso da professora Damily, da Escola Willy Viana, ela contou com apoio da colega Jemille Oliveira, que destaca o projeto Criando Elos como um intenso processo de “harmonização entre a família e a escola”.  Todo o trabalho é acompanhado pela diretora da unidade, Antônia Aparecida Lima Lopes.

O projeto é bastante objetivo, pois os pais assinam um termo garantindo que vão participar dos processos. Isso acabou ampliando a presença deles na vida educacional da criança. Em casa, por exemplo, produzem mais brinquedos para ambos, pais e filhos, brincarem juntos.  O acompanhamento das tarefas tem sido muito maior e acredita-se que as relações família-escola melhoram em 90% com o Criando Elos. 

Não é de agora que a Escola Willy Viana ganha prêmios. Em 2004, recebeu da União Nacional dos Dirigentes Municipais  de Educação (Undime) o Prêmio Qualidade em Educação Infantil, e 2017, ganhou do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran) o prêmio Brincando de Trânsito pelas ações educacionais voltadas para a mobilidade social.

Socorro Neri reconhece trabalho e  parabeniza professores

Na etapa estadual, são premiadas seis categorias: educação infantil/creche, educação infantil/pré-escola, anos iniciais do ensino fundamental/1º, 2º e 3º anos, anos iniciais do ensino fundamental/4º e 5º anos, anos finais do ensino fundamental/6º ao 9º ano e ensino médio.

Prefeita Socorro Neri/Foto: Ascom PMRB

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do MEC com instituições parceiras. Para participar, os professores enviaram um relato da prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. Neste ano, serão distribuídos R$ 305 mil aos vencedores que também serão agraciados com viagens educativas pelo Brasil e pelo exterior. As escolas dos candidatos que tiverem experiências selecionadas receberão placas. “Estão de parabéns nossos professores que se esforçam muito para dar mais qualidade à educação das nossas criancinhas. O anúncio do prêmio é uma notícia maravilhosa para nossa gestão”, disse a prefeita Socorro Neri.  “É o reconhecimento que nossas políticas estão no caminho mais certo”, completou o secretário de Educação de Rio Branco, Marcio Batista.

Ideb cresceu ainda mais com melhoria  das relações socioemocionais

O projeto Criando Elos é uma das muitas iniciativas que visam melhoras as relações no sistema educacional. A principal política da Secretaria Municiipal de Educação (Seme) nesse sentido é o programa de Inteligência Relacional e Emocional que  longo de  cinco anos de implantação, avaliações mostram que 74% dos alunos melhoraram suas habilidades de relacionamento, ou seja, estão mais comunicativos, empáticos e carinhosos, melhorando a convivência. 71% deles aumentaram, ainda, as habilidades assertivas, apresentando menos comportamentos violentos consigo e com os outros na hora de comunicar suas necessidades.  Além disso, 57% estão mais interessados e participativos durante as aulas, o que promove a melhoria da aprendizagem. Isso também é comprovado pelos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que apontava a média de 5,5, em 2013, passando para 5,8 em 2015, e 6,5 em 2017, ficando entre as capitais que mais cresceram entre 2015 e 2017.

A meta do Ministério da Educação era que as prefeituras chegassem a 2021 com a nota de 6,3, porém, a capital acreana conseguiu a nota acima da previsão e do tempo estipulado, se tornando a terceira capital com a melhor média do país.

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