O ex-secretário de Planejamento dos governos de Jorge Viana e Binho Marques no Acre, Gilberto Siqueira, foi preso pela Polícia Federal (PF) em operação realizada no estado do Amapá na quinta-feira (27).
Ele teria ligação com grupo suspeito de fraudar licitação para contratar uma empresa de consultoria para o governo amapaense. A assessoria de imprensa da Polícia Federal no Acre confirmou a informação, porém, não pode repassar detalhes pois a operação ainda está em andamento no Amapá e mais quatro estados brasileiros.
Siqueira foi encaminhado à sede da Superintendência da Polícia Federal de Rio Branco. Ele foi o braço direito de Jorge Viana durante seus dois governos e de Binho Marques durante seu único mandato como governador o Acre.
O ex-secretario foi uma das sete pessoas presas pela PF temporariamente suspeitos de envolvimento no esquema que teria fraudado licitação no valor de R$ 20 milhões, com apoio de recursos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
De acordo com a PF, o grupo teria desviado pelo menos R$ 2 milhões dos cofres públicos. Os investigados responderão, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de associação criminosa, fraude em licitação, corrupção passiva e peculato.
Caso Siqueira seja condenado, a pena somada pelos crimes citados pode chegar a 31 anos reclusão em regime fechado.