24 de abril de 2024

Governo de Tião Viana é aprovado por apenas 19,33% dos eleitores, segundo pesquisa Delta

Matemática da rejeição

A pesquisa de intenção de voto que mostrou o senador Gladson Cameli (Progressistas) com ampla vantagem sobre o principal adversário na disputa pelo governo do estado, o petista Marcus Alexandre, também ouviu a opinião dos entrevistados sobre o desempenho do atual governador Tião Viana (PT).

Muito mal na foto

A gestão do governante petista é considerada ‘ótima’ para apenas 5% dos entrevistados, e ‘boa’ para 14,33%. Já para 25,66% dos eleitores o atual governo é ‘péssimo’. Os que o consideram ‘ruim’ somam 12,06%.

Sobre o muro

Para 40,53% dos entrevistados pela agência Delta, o governo é ‘regular’. Trata-se de uma porção de gente que, segundo os especialistas no assunto, veem tanto coisas boas e ótimas feitas pelo governo, quanto consideram outras ruins e péssimas. Ah, e tem os que não souberam responder à questão: 2,4%.

Dados obrigatórios

A pesquisa foi feita entre os dias 1º e 5 deste mês, com 1.500 eleitores. A margem de erro é de 2,5%, e o nível de confiança, de 95%. Os dados foram registrados no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE) sob o número AC-06152/2018.

Aqui não, violão!

Fosse o redator destas notas o jornalista Leandro Altheman, do site Juruá em Tempo, os 40,53% de ‘regular’ apontados pela Delta seriam somados aos 19,33% dos que acham o governo ‘ótimo’ e ‘bom’. E com isso a aprovação do petista Tião Viana iria para as nuvens.

Tá explicado!

Foi justamente isso que o site de Cruzeiro do Sul fez quando o Ibope divulgou seus números sobre a avaliação que os eleitores fazem do atual governo. E certamente por isso Altheman acredite piamente no Ibope, enquanto tenta desacreditar a agência Delta.

Aritmética da fraude

Ocorre que os experts em pesquisas eleitorais dizem que se constitui em fraude sempre que os percentuais de ‘ótimo’ e ‘bom’ são somados aos de ‘regular’. Jornalistas sérios, éticos, cultos e comprometidos com a verdade também deveriam saber disso, não é mesmo, camarada?

Elementar

Mas não me surpreende nem um pouco o fato de que 37,72% dos eleitores do estado rejeitem o atual governo, que não sabe como combater a criminalidade por não investir o suficiente no aparelhamento policial, não consegue concluir obras essenciais no setor da saúde e tratou de inchar a máquina pública estatal com aliados que nos custam mais de 120 milhões de reais ao ano.

Estarrecedor

O que me espanta é que tanta gente continue acreditando que este governo, candidato que é a entrar para a história como o pior de todos os tempos, ainda seja considerado ‘mais ou menos’ para 40% dos habitantes destas plagas.

Dá zero pra ele!

Isso me leva a outra conclusão: a educação no Acre é péssima, caso contrário a população disporia de – digamos – meios intelectuais para melhor (ou seria ‘pior’?) avaliar o desempenho de um governador mais parado que água de cacimba.

Viagem marcada

Ah, e a assessoria de Tião Viana já mandou avisar que ele está com as malas prontas para embarcar em mais uma viagem aos Estados Unidos, onde deverá participar, na Califórnia, da Cúpula Global do Clima.

Despesas por conta

O Global Climate Action Summit – assim chamado o evento que ocorrerá na cidade de São Francisco –, será realizado entre os dias 12 e 14 de setembro. E segundo release enviado às redações, todas as despesas serão bancadas pelos anfitriões.

Enterro de anão

Outro detalhe fornecido pela assessoria de imprensa do governo é que o convite para que Tião participe do evento teria partido do diretor-executivo da Agência de Qualidade Ambiental do estado americano, Richard Corey, “por recomendação do governador da Califórnia, Jerry Brown”. Como naquela piada sobre enterro de anão, eis algo – me refiro ao convite, claro – que talvez a gente nunca veja.

Lulu

A propósito dessa notícia, me lembrei de Lulu Santos: “Garota eu vou pra Califórnia / Viver a vida sobre as ondas / Vou ser artista de cinema / O meu destino é ser star”.

P… da vida

Mas não me aborrece saber que o governador do PT, enquanto seus conterrâneos morrem como moscas pelas mãos do crime organizado, vá surfar nas ondas políticas da Califórnia. O que me deixa p… da vida é saber que deram a ele passagens de ida e volta.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost