O soundbar Link Bar, o smart display Link View e os fones de ouvido Everest 710GA e 110GA são os aparelhos de som inteligentes da parceria entre JBL e Google. Os dispositivos, apresentados na IFA 2018, contam com o Google Assistente embutido. A tecnologia de voz é capaz de controlar o aparelho apenas por comandos sonoros. É possível, por exemplo, pedir para tocar um vídeo no YouTube ou uma música no Spotify sem a necessidade de um celular conectado. O recurso tem sido adotado também por outras empresas, como a Bose e a Sony, que utilizam o assistente Alexa da Amazon.
JBL Link Bar
Por fora, o Link Bar não é muito diferente dos outros soundbars. Ele possui três entradas HDMI e uma saída HDMI ARC, entrada de cabo óptico e, auxiliar e entrada Ethernet. Além disso, tem potência de 100 W, suporte a vídeos em até 4K, compatibilidade com a Dolby Vision e HDR10 e, conectividade Bluetooth, com capacidade de reprodução de músicas com resolução de até 24 bits e 96 kHz.
O soundbar inteligente também dispõe de duas tecnologias do Google integradas: o Assistente e o Chromecast. Com elas é possível, por exemplo, fazer perguntas ao Assistente sem precisar pausar a reprodução de um vídeo ou uma música.
O Link Bar é comprido e robusto: mede 102 cm por 9,3 cm e tem 6 cm de altura. O preço de lançamento na Europa será de 399 euros (cerca de R$ 1.900, em conversão direta) e estará à venda a partir do segundo semestre de 2019. O valor no Brasil ainda não foi anunciado pela JBL.
JBL Link View
O mais recente investimento do Google é o chamado smart display (ou tela inteligente), gadgets capazes de reproduzir vídeos no YouTube, fazer chamadas de vídeo e mostrar imagens do Google Fotos, entre outras possibilidades por meio de instruções de voz. Seu maior concorrente atual é o Echo Show, da Amazon, com a assistente pessoal Alexa.
Com uma tela de oito polegadas, o JBL Link View pretende oferecer também, uma qualidade de som para ninguém botar defeito. O dispositivo vem com um radiador passivo dedicado, o qual reproduz graves intensos e com falantes que chegam até a 20 W de potência. Graças ao Chromecast embutido, é possível ainda tocar músicas de até 24 bits e 96 kHz.
O Link View tem 33,2 cm de largura por 10 cm de espessura e 15,2 de altura. Ele terá custo 299 euros (cerca de R$ 1.412) no mercado europeu e deve chegar ao Brasil em 2019.
Fones Everest GA
A tendência de fones de ouvido Bluetooth inteligentes tem sido a aposta da JBL com sua linha de fones high end Everest GA (de Google Assistente). Devido à tecnologia de voz inteligente é possível realizar algumas ordens simples no smartphone, como ouvir notificações, mudar de música e até enviar mensagens, sem precisar tirar o aparelho do bolso.
O headphone Everest 710GA e o fone in-ear 110GA têm um recurso em comum: o ShareMe 2.0, apto para compartilhar a mesma fonte de áudio (música, game ou vídeo) com outros fones Bluetooth. Eles também dispõem de microfone com redução de ruído, para conversas ao telefone com qualidade de som; e baterias que são carregadas completamente em até duas horas. No caso do 710GA, a duração média é de 25 horas; enquanto no 110GA, a bateria dura até oito horas por carga.