Museu do Palácio Rio Branco é ponto turístico e traz acervo histórico acreano para os visitantes

O Palácio Rio Branco é a sede simbólica do Governo do Estado do Acre. Localizado no centro comercial de Rio Branco, o prédio foi construído em 1920, mas suas obras só foram concluídas no Governo de José Guiomard dos Santos em 1948.

Em 2002 foi revitalizado, incorporando uma função cultural com exposições que apresentam as diversas fases da história do povo acreano por intermédio de textos, objetos históricos, fotografias e depoimentos. O processo de tombamento como patrimônio histórico aconteceu em 2005.

Palácio Rio Branco/Foto: reprodução

No complexo arquitetônico do museu, podemos contemplar o Obelisco dos Heróis da Revolução, construído em homenagem aos combatentes da Revolução Acreana e a fonte da sagração, popularmente conhecida como luminosa.

Em seu acervo o museu possui a primeira bandeira do Acre, depoimentos de imigrantes e seringueiros que moravam e trabalhavam na Amazônia no Ciclo da Borracha, fotografias de momentos históricos, peças arqueológicas, acervo indígena, o mobiliário de madeira certificada.

A primeira bandeira do Acre está exposta no museu/Foto: reprodução

O museu funciona de terça-feira à sexta-feira das 8 às 18 horas, em expediente corrido, e nos sábados e feriados das 16 às 20 horas. Domingo é fechado, e segunda-feira só funciona com expediente interno para manutenção.
Moisés Morais, coordenador administrativo do museu ressalta que para visita em grupos acima de 20 pessoas é necessário agendamento prévio com a administração.
PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost