18 de abril de 2024

Nota mínima na Uber: passageiros podem ser expulsos do aplicativo

A dinâmica do aplicativo de transportes Uber estabelece que o cliente dê uma nota para o motorista que prestou serviço. Aqueles profissionais com baixa pontuação passam por uma reciclagem e podem até mesmo ser excluídos da plataforma. Até aí, nenhuma novidade. No Brasil, no entanto, a empresa começa a testar o inverso: que a nota dos passageiros seja levada em consideração. Consumidores com pontuação muito baixa poderiam ser expulsos da Uber.

O TechTudo apurou que a nota mínima seria 4, mas a empresa não confirma a informação. Passageiros com menos que isso receberiam uma mensagem avisando sobre a situação, para que possam melhorar o comportamento. Algumas das condutas negativas são a demora para chegar ao carro, a falta de educação com o parceiro da Uber e vomitar dentro do veículo.

Pessoa segurando celular com o aplicativo Uber/Foto: Reprodução

Quem receber a mensagem de alerta ainda teria algum tempo para se adequar, a depender da frequência com que o usuário pede uma corrida pela Uber. A empresa se tornou popular ao rivalizar com o táxi e deu origem a um novo setor que atualmente conta com 99 Pop e Cabify, entre outras marcas.

Os criadores da Uber teriam determinado como punição máxima a remoção do usuário, que não poderia mais pedir transporte pelo app.

O TechTudo procurou a Uber, mas a empresa não quis se manifestar por meio de nota. Entre os questionamentos estavam: “Uma vez que o consumidor recebe o aviso, em quanto tempo ele é descadastrado (caso a nota não suba)?” e “Uma vez que o cliente é descadastrado, existe período de quarentena até que ele se cadastre novamente no aplicativo? Ou o usuário é banido permanentemente?”.

Qualquer adepto da Uber pode consultar sua nota média. Basta iniciar o aplicativo e abrir o menu principal. A cifra normalmente aparece abaixo do nome da pessoa, numa escala de 1 a 5. A título de curiosidade, são cortados os condutores com nota inferior a 4,6.

A nota mínima para passageiros está em vigor na Austrália e na Nova Zelândia.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost