Nove produtos do Google que são úteis, mas nem todo mundo conhece

O Google completou 20 anos de existência no início de setembro e nesse período criou diversas ferramentas úteis para o dia a dia. Alguns desses serviços não são tão conhecidos pelo grande público, mas podem ajudar em diversas tarefas diárias, profissionais ou como forma de entretenimento. Entre os produtos pouco famosos do Google estão softwares que permitem “viajar pelo espaço”, conhecer virtualmente museus de vários lugares do mundo, descobrir informações sobre objetos físicos com a câmera do celular e ainda fazer ligações em um formato muito parecido com o Skype, da Microsoft.

O Google também disponibiliza um site voltado para fontes tipográficas, outro para ver os assuntos mais comentados na Internet e uma plataforma para encontrar voos e passagens aéreas mais baratas. Os serviços podem ser acessados pelo PC ou em suas versões mobile para iPhone (iOS) e Android. Confira a lista a seguir.

1. Google Lens

O Google Lens é capaz de identificar objetos com a câmera do celular e dar informações detalhadas sobre ele na tela do celular. O app escaneia o ambiente e, utilizando inteligência artificial, reconhece objetos, filmes, documentos, obras de arte, celebridades e demais itens identificados pelo banco de dados do Google. O Lens consegue até reconhecer um texto de um livro, por exemplo, para que o usuário possa copiar e colar em algum app. Ele também lê códigos de barras e QR Codes, cartões de visita, textos e identifica pontos turísticos, espécies de plantas, flores e animais.

Google Lens identifica objetos com a câmera do celular — Foto: Paulo Alves/TechTudo

2. Google Arts and Culture

Com o Google Arts and Culture é possível passear por museus do Brasil e do mundo pela tela do computador ou do celular. Além de disponibilizar informações sobre exposições, fotos de peças e endereços de galerias, alguns permitem fazer um tour virtual por dentro dos espaços. É possível pesquisar por artistas para conhecer sua biografia e ver suas obras com detalhes.

Google Arts & Culture exibe museus de todo o mundo — Foto: Camila Peres / TechTudo

3. Google Fonts

O Google Fonts disponibiliza milhares de fontes tipográficas para o usuário baixar e usar no computador ou em projetos de sites. É possível pesquisar entre estilos com ou sem serifa, manuscrito, designs modernos e fazer combinações entre eles. Também é possível determinar a espessura, largura e traços da letra até encontrar a fonte ideal.

Google Fonts tem milhares de fontes tipográficas — Foto: Reprodução/André Sugai

4. Google Sky

O Google Sky mostra o universo na tela do computador. O usuário pode navegar por galáxias e ver imagens detalhadas de planetas, estrelas e constelações, além de aprender sobre cada um deles com explicações em texto. O serviço utiliza imagens de grandes observatórios astronômicos do mundo, inclusive da NASA. A navegação no site é muito parecida com a do Google Maps ou Google Earth.

Google Sky conta com fotos tiradas pelo Hubble — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

5. Google Voice

O Google tem um serviço de telefonia por Internet muito parecido com o Skype. O Google Voice está em fase Beta no Brasil, com utilização no Android e no Chrome. O aplicativo disponibiliza um número pessoal para que o usuário realize chamadas por VoIP, envie SMS e acesse correio de voz.

Google Voice permite fazer ligações telefônicas pela Internet — Foto: Divulgação/Google

6. Google Flights

Também chamado de Google Voos, o Google Flights encontra passagens aéreas para destinos de todo o mundo. Com a ferramenta, o usuário pode pesquisar por opções mais baratas ou com menor preço. Para utilizar, basta inserir a data da viagem, locais de origem e destino e quantidade de passageiros. Em seguida, o serviço mostrará os detalhes dos voos disponíveis, como preço, horários, aeroportos e companhias aéreas. Ao selecionar uma opção, o site direciona o viajante ao site da empresa para finalizar a compra da passagem.

Google Flights encontra passagens e voos baratos para viajar pelo mundo — Foto: Reprodução/Google

7. Google Trends

O Google Trends mostra os termos mais populares da Internet, com informações captadas a partir das pesquisas realizadas no Google. O Trends mostra gráficos de interesse pelo assunto ao longo do tempo, os lugares onde houve maior índice de procura e os assuntos relacionados com o tema procurado. É possível ver relatórios detalhados com dados de vários lugares do mundo e determinar os períodos daquela busca.

No Google Trends é possível comparar palavras e até emojis de acordo com local e período — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso
8. Google Classroom

O Google tem uma ferramenta voltada para criação de salas de aulas virtuais. Com o Google Classroom, professores e alunos podem ter acesso online a uma plataforma integrada para depositar conteúdos relacionados aos assuntos vistos em sala de aula e realizar tarefas de casa no ambiente online. O serviço está disponível no PC e tem versão para celular.

Google Classroom — Sala de Aula — Foto: Divulgação/Google

9. Google Assistente

A assistente virtual do Google, apesar de não ser exatamente desconhecida, merece destaque porque permite realizar ações nos dispositivos Android, como pesquisar na Internet, abrir aplicativos, fazer ligações e visualizar fotos. Para utilizar o Google Assistente basta fazer uma pergunta através de comando de voz para que ela realize a tarefa ou dê a resposta pronta, como a previsão do tempo, a hora certa etc. O serviço é semelhante à Siri, do iPhone, e à Cortana, da Microsoft.

Google Assistente atende comandos de voz no Android. Basta falar: "OK, Google" — Foto: Ana Marques/TechTudo

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost