19 de abril de 2024

Onde ficar e qual a melhor época para conhecer a Amazônia

Destino de natureza e ecoturismo, a Amazônia foi escolhida uma das sete maravilhas naturais do mundo. A floresta atravessa outros oito países sul-americanos além do Brasil, em uma área de mais de cinco milhões de quilômetros quadrados.

O que fazer: Pescar piranhas nos igarapés e, com lanternas e holofotes, fazer focagem noturna de animais. Na floresta é possível avistar pássaros, macacos, jacarés, botos e preguiças. Mamíferos terrestres, como anta, paca e onça são mais difíceis de ser observados.

Os roteiros incluem ainda trilhas, cachoeiras, visitas a comunidades indígenas e passeio de canoa nas trilhas aquáticas.

/Foto: Reprodução

Onde ficar: A hospedagem é em hotéis de selva. Alguns são em terra firme, enquanto outros flutuam sobre balsas ou ficam suspensos em áreas alagáveis.

Quando ir: O ecoturismo pode ser praticado na Amazônia durante o ano todo. O nível das águas dos rios oscila por meio dos processos anuais de cheia e vazante.

A estação da seca ocorre de junho a novembro e a maior vazante é no mês de setembro, quando se formam praias de areia branca e mais áreas de terra firme.

Nessa época chove menos e o calor é intenso, mas é bom estar preparado para enfrentar chuvas torrenciais pelo caminho. Esse é o período bom para trilhas e passeios a pé pelas reservas.

A estação das chuvas vai de dezembro a maio e a cheia tem seu ponto máximo em junho. A temperatura é mais amena e o volume de chuvas é mais intenso. Dias ensolarados e quentes são comuns durante essa época.

No mês de maio fica mais fácil ver as onças. Com a floresta no auge da cheia, elas ficam nas poucas partes de terra firme e em cima das árvores.

O que comer: Peixes como tambaqui, tucunaré e pirarucu, pato no tucupi, tacacá, jambu, tucumã, cupuaçu e castanha da Amazônia.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost