19 de abril de 2024

Parque Ambiental Chico Mendes é opção de lazer na natureza para os rio-branquenses

O Parque Ambiental Chico Mendes, inaugurado em 1996, tem uma área de 53 hectares, com trilhas, mini zoológico, playground, espaço para piqueniques, e, fica localizado Rodovia AC 40 – km 07, Vila Acre.

Aberto ao público de terça-feira à domingo, incluindo feriados, das 07h às 17h, o parque tem aproximadamente 200 animais, sendo de 23 espécies diferentes.

Casa do seringueiro/Foto: reprodução

Todos os animais que vivem no parque são da fauna amazônica e a maioria veio de apreensão de órgãos ambientais, como: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Corpo de Bombeiros, os demais são de reprodução em cativeiro.

Joseline Guimarães, bióloga e administradora do Parque Chico Mendes, destaca a reprodução de seis filhotes de onça-pintada, maior felino das Américas e espécie ameaçada de extinção desde 2014.

Visitantes acompanham macacos/Foto: reprodução

“Temos em nosso plantel o macaco-bigodeiro, espécie endêmica das florestas acreanas e o segundo menor macaco do mundo, o leãozinho-da-taboca. Destacamos ainda, o terceiro maior roedor do mundo, a Pacarana, espécie pouquíssima conhecida da comunidade científica”, informa Guimarães.

O espaço é ainda local de lazer para as famílias, onde é possível armar uma rede, fazer piquenique, deixar as crianças correrem livremente ou ainda brincarem no playground, fazer trilhas, ou simplesmente relaxar e curtir a natureza.

Exposição sobre as lendas do folclore da região norte/Foto: reprodução

“A mensagem que o parque procura passar é que lugar de bicho é na floresta e os animais que se encontram em cativeiro não tem condições de voltar a natureza’, finaliza Guimarães.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost