24 de abril de 2024

PT está prestes a colher o que plantou: e tudo indica que os frutos são amargos

Oremos!

O deputado estadual Antônio Pedro (DEM), ao discursar dias atrás, na tribuna da Assembleia Legislativa, contra a onda de violência que virou um tsunami no Acre, recorreu, como única saída, à sugestão de que oremos muito por nossa própria segurança. Aliás, trata-se da única ‘arma’ permitida às pessoas de bem.

Fomos enganados 

Em um país em que a esquerda alardeou a eficácia do Estatuto do Desarmamento, perdeu no plebiscito e ainda assim nos impôs sua vontade, há que se dar razão ao parlamentar do Democratas.

Caldo de galinha

Católico fervoroso, o governador petista Tião Viana certamente endossa a recomendação do adversário político. Ainda assim, precavido como só ele, tratou de escalar mais de 90 policiais militares para a tarefa de lhe resguardar o sono e o livrar das preocupações decorrentes da violência nossa de cada dia. Amém!

Vexaminoso

Ao episódio em que o petista se gabou de governar o estado da Federação que, proporcionalmente, mais investiu no setor da segurança pública, seguiu-se o vexame de ter de anunciar a compra de meros 32% do total das fardas de que necessita a corporação formada pelos policiais militares – que há cinco anos já deveriam ter recebido o que lhes cabe por lei.

Vitória de Pirro

E às intempestivas comemorações motivadas por supostas quedas nos índices de homicídios no estado, tantos foram os assassinatos subsequentes que nos é impossível retê-los na memória.

A caminho do limbo

Com tantos tropeços, medidas impopulares e declarações impertinentes, Tião Viana caminha com sua biografia para a lata do lixo da história – e a arrastar junto consigo o irmão senador e também o postulante ao governo do seu partido, o ex-prefeito Marcus Alexandre.

Espetáculo deprimente

Tão deplorável quanto o ocaso petista é testemunharmos o engajamento de integrantes do alto escalão do governo em uma campanha nada edificante contra os adversários políticos. Esse comportamento despudorado, difundido via redes sociais, em nada contribui para mudar os fatos. Ao contrário, tende a agravar a ojeriza alheia ante a parvoíce dos que malbaratam o pouco que ainda lhes resta de decoro e sensatez.

 

Revoada

A propósito da candidatura ao governo da Frente Popular, o candidato petista, estagnado nas pesquisas de intenção de voto, já pressente a debandada dos aliados e dos candidatos proporcionais da aliança que outrora julgavam promissora.

Renegados

As contendas a que passamos a assistir, dado o esboroamento das forças de um grupo que se achava invencível, serve agora como termômetro da insatisfação – ainda maior – daqueles cujos partidos sempre orbitaram o PT. Se mesmo os companheiros detentores de mandato – a exemplo do deputado estadual Lourival Marques e do federal Raimundo Angelim – tratam de expor publicamente suas contrariedades, o que dizer dos aliados de outros partidos, que nunca, nesses 20 anos de mandarinato petista no estado, foram beneficiados a contento?

Lamentos

E nesse contexto já há os que deploram a decisão que alçou Marcus Alexandre à condição de candidato ao governo, tendo sido obrigado a renunciar a dois anos e meio de mandato na prefeitura da Capital.

Injustiça

E não obstante não ser eleitor de Ney Amorim, a ele me solidarizo pelo modo como vem sendo tratado dentro do próprio partido. As constantes manobras orquestradas contra o deputado são a evidência mais cristalina de que é justamente na adversidade que alguns revelam o caráter que têm.

Meandros

Considerado imbatível até pelos opositores alguns meses atrás, o senador Jorge Viana corre o risco de ver frustrado o anseio de retornar ao cargo no Senado Federal. E se parte dessa possibilidade pode ser atribuída à defesa intransigente do ex-presidente Lula, bem como também à insatisfação de um povo martirizado pela crise gestada nos governos Lula e Dilma, há ainda a aversão de milhares à regalia de uma pensão vitalícia a garantir ao ex-governador um rendimento mensal superior a 30 mil reais.

 A César o que é de César

Mas esses detalhes, por si sós, não são suficientes para explicar o terceiro lugar do petista na disputa para o Senado. Há que se reconhecer a expertise do ex-deputado federal Marcio Bittar (MDB), concorrente de Viana, cuja habilidade política é mais uma vez comprovada – ainda que em meio a tantos contratempos por ele enfrentados na campanha deste ano.

Ponto de vista

Quanto à liderança de Sérgio Petecão (PSD) em todas as sondagens eleitorais, a única explicação que me ocorre é que o eleitor se inclina a preferir a simplicidade sincera à afetação presunçosa.

Amargor

Líderes absolutos apenas quando se trata de aferir a rejeição do eleitor, os companheiros colhem o que plantaram ao longo dos últimos 20 anos. E se amargos são os frutos que precisam engolir, o fato é que lhes faltou prudência durante o período da semeadura – que não foi curto, conforme estamos fartos de saber.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost