23 de abril de 2024

“Seu voto vale a sua vida” é o tema da Xll Semana Acreana da Diversidade

Com o tema “Seu voto vale a sua vida”, a XII Semana Acreana da Diversidade ocorre, em Rio Branco, de 24 até 30 de setembro. O tema foi escolhido pela necessidade de conscientizar a população Lésbica, Gay, Bissexual, Travesti e Transexual (LGBT) da importância da representação que defenda os direitos humanos.

Encerrando a extensa programação acontece a Xll Parada do Orgulho LGBT, no dia 30 de setembro com show nacional da Banda Mais Bonita da Cidade e a acreana Los Porongas, que completa 15 anos.

Segundo a organização, as manifestações deste ano tem a responsabilidade de sensibilizar o futuro governante do executivo e parlamentares, sobre as principais reivindicações do Movimento LGBT.

O Movimento LGBT acreano quer levar até a Assembleia Legislativa do Acre, parlamentares que trabalhem para a criação e participação nas frentes parlamentares pela cidadania LGBT e apresentação/aprovação de projetos de lei que proíbem a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, como já tem em 112 municípios e 12
estados, assim como ajudem a garantir orçamento para o combate a LGBTFobia no executivo estadual.

Ainda segundos os organizadores, é fundamental votar em pessoas assumidamente defensores da causa e das suas propostas, e de aliados dos direitos humanos, apoiar quem se compromete a garantir a implementação e manutenção de políticas públicas federais de promoção da cidadania.

Encerrando a semana, acontece a XII Parada do Orgulho LGBT, com concentração no Skate Park (no Parque da Maternidade), às 15 horas com encerramento na  Praça da Revolução com apresentação de DJs, agitando e colorindo a manifestação.

Em seguida, O projeto SESC Aldeia Caiçuma das Artes encerra as atividades com o Show gratuito da Banda Mais Bonita da Cidade e Los Porongas, na Avenida Brasil, centro de Rio Branco.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

Dia 24/09 – (Segunda-Feira)

Abertura Oficial XII Semana Acreana da Diversidade Dispositivo de Honra e Boas Vindas.

Lançamento Curta “Seu Voto Vale a Sua Vida!” Produção: Saci Filmes.

Entrega do Troféu Rogério Sábio da Paciência. Uma homenagem para todos os Aliados e Aliadas que ajudam no enfrentamento a LGBTFobia no Estado do Acre.

Hora: 15h.

Local: Palácio da Justiça. Centro, R. Benjamim Costant, 277 (ao lado da Assembleia Legislativa do Estado do Acre).

Realização: CAV – Centro de Atendimento a Vítimas de Violência e Fórum de ONGs LGBT do Acre.

Dia 25/09 (Terça-Feira)

 

Palestra A Questão de Gênero no Ministério Publico Brasileiro”, proferida pelo Procurador do Trabalho Eduardo Varandas Araruna, especialista em Ciências Jurídico-Processuais pela Universidade de Coimbra.

Hora: Credenciamento às 13h – Inicio 14h.

Local: Auditório MPAC – Rua Marechal Deodoro, 472, Ipase, Anexo I.

Realização: CAV – Centro de Atendimento a Vítimas de Violência.

Copa da Diversidade

De 25 a 29 de Setembro de 2018.

Torneio de Futsal Feminino de mulheres Lésbicas e Bissexuais. Hora: 19h.

Local: Quadra Poliesportiva do Bairro 6 de Agosto.

Realização: Associação de Mulheres Acreanas Revolucionárias (AMAR)

Dia 26/09 (Quarta-Feira)

Coletiva Imprensa “O que é legal e o que não é legal na Parada do Orgulho LGBT do Acre”.

Hora: 10h.

Local: Secretaria de Segurança Publica do Estado do Acre (SESP).

Dia 27/09 (Quinta-Feira)

SESC Aldeia Caiçuma das Artes de 2018, apresenta o Espetáculo, “Agreste”

Às 19h – Teatro de Arena – Sesc Centro.

Grupo: Macaco Prego da Macaca – AC

Agreste de Newton Moreno é uma dramaturgia rica de elementos sensoriais, topográficos que conduz a uma poética reflexiva. O romance expõe preconceitos enraizados na sociedade contemporânea, a exemplo da discriminação contra a mulher ou o poder do preconceito manifestado pela igreja e pelo estado aos LGBTQLS. Direção: Sandra Buh e Humberto Issao.

Duração: 60min.

Classificação: 16 anos.

Dia 28/09 (Sexta-Feira) 

RODA DE CONVERSA TEEN Protagonismo Juvenil na Construção do Futuro”, com a participação especial do Youtuber Dr. Maravilha, Médico Infectologista Dr. Marcos Vinicius Borges Tadeu, responsável pelo um canal de informação ao publico LGBT sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

A roda de conversa tem como objetivo aprofundar o conhecimento, espalhar informações e discutir tópicos relevante a comunidade LGBT em Rio Branco no estado do Acre, devido a adversidade de informação necessária para o conhecimento de sua própria identidade que encontramos em nossa região. A importância desse debate focado em jovens tem como razão a juventude ser uma fase de descobertas e autoconhecimento, então se ver necessário um compartilhamento de informação que ajudarão na formação do jovem na sociedade. Discutir também problemas pertinentes à juventude LGBT+ que encontramos em nossa região como no mercado de trabalho, saúde, direitos, tabus, família e outros

Hora: 15h.

Local: Anfiteatro Garibaldi Brasil (UFAC)

Realização: MP AC (Ministério Público do Estado do Acre), CAV (centro de atendimento à vítima), UFAC (Universidade Federal do Acre), CECDLGBTAC (Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT), Fórum Estadual de ONG LGBT, Coordenação Estadual de DST/HIV e Aids e Secretaria de Estado de Turismo.

Dia 29/09 (Sábado)

 Amostra da Diversidade 2018

Sempre atentos à formação de uma sociedade mais justa e tolerante, a organização da XII Semana Acreana da Diversidade, vem ao longo desses anos, trazendo através da exibição de filmes e curtas, a sensibilização da população sobre o enfrentamento a discriminação que sofrem os LGBT acreanos.

Exibição – Hedwig – Rock, Amor e Traição

2001 ‧ Drama/Filme cult ‧ 1h 35m

Sinopse: Hansel mora em Berlim Ocidental e sonha em se tornar um astro do rock nos EUA. Ele conhece um belo americano que lhe promete amor, liberdade e a realização dos seus sonhos, mas para isso Hansel precisará fazer uma operação de mudança de sexo.

Direção: John Cameron Mitchell

Hora: 14h.

Local: Filmoteca Acreana. Biblioteca Pública do Acre (Centro).

Apoio Exibição: Filmoteca Acreana. Classificação: A partir de 18 anos.

Festa PRÉ PARADA” – O seu esquenta da Parada Gay!

Hora: A partir das 23:00.

Local: Empório Paulista – R. Silvestre Coelho, 296 – Bosque. Lembre, todos pagam meia entrada (R$ 20,00).

Realização: Blogay e K entre Nós.

Dia 30/09 (Domingo)

XII Parada do Orgulho LGBT Concentração Skate Parque Hora: 15h.

Local: Rua Dom Giocondo, com Avenida Céara.

Encerramento: Praça da Revolução com apresentação de DJs, agitando e colorindo a manifestação.

Realização: Organização XII Semana Acreana da Diversidade.

Acompanhando a Programação do Dia 30, convidamos os participantes para o encerramento da programação do SESC Aldeia Caiçuma das Artes de 2018.

Às 20h – Avenida Brasil – Música – Show: A Banda Mais Bonita da Cidade (PR) e Los Porongas (AC) Grupo: Companhia Alexandre Américo – RN.

A Banda Mais Bonita da Cidade nasceu em 2009 da vontade de reinterpretar as canções que amava. Teve sua carreira propagada em 2011 após publicar na internet seu vídeo Oração (um dos mais vistos em todo o mundo, com mais de 34 milhões de visualizações) e gravou seu primeiro disco pelo sistema de crowdfunding (ajudando a difusão do Financiamento Coletivo e destacando a banda pelo empreendedorismo em sua gestão). Atualmente a banda segue em turnê de lançamento de seu terceiro disco: De Cima Do Mundo Eu Vi O Tempo, um álbum e tendo percorrido 8 países em mais de 300 shows, a Banda Mais Bonita da Cidade se consolida cada vez mais como parte importante da música brasileira atual.

Entre o Som e o Sonho Grupo: Los Porongas (AC)

A banda volta ao Acre para celebrar 15 anos de estrada com a formação original. Diogo Soares (voz), João Vasconcelos (guitarra), Márcio Magrão (baixo) e Jorge Anzol (bateria), se reúnem para passear pelas canções dos álbuns que marcaram uma geração e inseriram o acre no mapa da música pop brasileira.

Realização: SESC ACRE.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost