Sinhasique critica devolução de recursos não utilizados pelo Estado: “Atestado de incompetência”

Sem ter herdado nenhum espólio político (de pai, mãe, tio, irmão), a hoje deputada estadual Eliane Sinhazique, que concorre à reeleição em 2018, se considera uma política que fez a si mesma. Ela costuma dizer que não nenhum parente ou aderente seu foi político, não casou com nenhum político e que seu chamado para a política foi por entender que é por meio dela que ocorrem as transformações sociais.

Mãe de três filhos: João Romário, Wisley, e Glória, Eliane é reconhecida por ser uma mulher de fibra e muito aguerrida.  A reportagem de ContilNet ouviu um pouco da história de vida da parlamentar, que é jornalista e radialista de profissão, viveu no campo, foi vereadora pelo município de Rio Branco e promove um trabalho social relevante para o seu povo.

Sinhasique é deputada estadual/Foto: Ascom

 ContilNet Notícias – Deputada,  a senhora vem de um mandato de dois anos como vereadora da capital reconhecidamente proveitoso, combativo e comprometido com as lutas da população e de um mandato de quase quatro anos na Assembléia Legislativa, onde apresentou projetos e fez reivindicações com vistas à melhoria de vida do cidadão, principalmente das pessoas mais simples e humildes. Como está sua campanha para reeleição?

Eliane Sinhasique  “Nossa campanha está bem, graças a Deus, porque nós não paramos de trabalhar durante os quase seis anos de mandato. Dois como vereadora e quase quatro como deputada estadual. Então, fica fácil a gente chegar e bater à porta das pessoas, porque elas acompanham a nossa atuação. Seja nos debates, nos embates, nas proposituras, reivindicações que a gente faz, na atuação junto às secretarias, governo estadual, órgãos competentes como Ministério Público, Defensoria Pública, dentre outros. A gente tem um mandato muito atuante e isso facilita o diálogo com a população, que precisa escolher, agora, com quem vai renovar seu contrato de representatividade para os próximos quatro anos.

ContilNet Notícias: Quais as principais reivindicações da população, as principais cobranças que o cidadão faz aos políticos parlamentares?

 Eliane Sinhasique  Na realidade, o eleitor exige que a gente cobre do governo. Obviamente, que a gente faz essas reivindicações e nem sempre essas reivindicações da população são atendidas. Por isso eu, que sou representante do povo, me sinto muito frustrada, me sinto impotente. Tem muitas coisas que a gente solicita que seja efetivada como uma garantia dos direitos constitucionais das pessoas e isso acaba não acontecendo. Exemplo: questões de realizações de cirurgias, serviços de infraestrutura, educação, assistência ao produtor rural, dentre muitas.    

ContilNet Notícias: A senhora conhece muito bem a realidade do homem do campo, pois já morou na zona rural. Quais as principais reivindicações dos produtores rurais?

 Eliane Sinhasique  Eu venho da zona rural, eu venho do projeto de assentamento Pedro Peixoto, onde vivi até os dezesseis anos de idade. Então, eu sei o que é puxar enxada, o que é um ramal intrafegável, o que é não ter assistência técnica, não ter garantia do preço mínimo  para compra da produção. Nos governos do PT o homem do campo ficou abandonado. Ramais intrafegáveis fizeram com que acabássemos com a bacia leiteira do Acre, porque não há acesso para que as empresas de laticínio comprem o leite do produtor, que optou pelo gado de corte. Falta tecnologia. Multas severas por órgãos ambientais desestimulam a produção e falta técnico agrícola para orientar os produtores.

“Dois como vereadora e quase quatro como deputada estadual. Então, fica fácil a gente chegar e bater à porta das pessoas, porque elas acompanham a nossa atuação”/Foto: Ascom

ContilNet Notícias: Falou-se que o estado teve que devolver recursos para Brasília porque não haviam projetos para a aplicação do dinheiro. Como a senhora avalia essa situação?

Eliane Sinhasique  Quando um governo tem que devolver recursos porque não soube usar, isso é um atestado da sua incompetência para gerir. Nós já assistimos a devolução de recursos públicos destinados à segurança pública, educação, saúde, infraestrutura. Isso tudo mostra o quanto a gestão do estado não está apta a fazer investimentos naquilo que precisa ser investido. É inadmissível que depois de vinte anos de governo do PT ainda se devolva recursos públicos.

ContilNet – O que mais a sensibiliza ao chegar à casa de uma pessoa na periferia e se deparar com uma situação de penúria e dificuldade?

Eliane Sinhasique  – Nós observamos e eu fico muito triste ao ver que o poder público não chega a quem mais precisa. Vou dar um exemplo: No MDB Mulher Rio Branco temos um projeto chamado Mulheres Transformadoras. Esse projeto atende mulheres que residem na periferia da capital e dos municípios do entorno com cursos de fabricação  de sabão, manicure e pedicure, bordado em sandália, fabricação de pão, dentre outros. Esses cursos têm dado oportunidade a essas mulheres de desenvolver talento e habilidade e rendam financeiramente, fazendo com que tenham qualidade de vida. 

 ContilNetSabemos que muitos parlamentares voltam sua atuação na Aleac para promover a defesa do governo e, com isso, obter benefícios para si ou para familiares, por exemplo. A senhora é aliada política do candidato Gladson Cameli, que disputa o governo. Qual será sua postura num eventual governo desse candidato?

Eliane Sinhasique – Meu candidato ao governo do Acre realmente é o senador Gladson Cameli. Obviamente, que eu não vou passar a mão na cabeça dele, até porque eu não passo a mão nem na cabeça dos meus filhos. O que é certo, é certo. O que é errado, é errado. A minha postura será de cobrança. Para que os serviços públicos que ele está prometendo e se comprometendo a realizar sejam de fato efetivados. Se isso não acontecer, você pode ter certeza de que eu serei a primeira a cobrar.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Sinhasique critica devolução de recursos não utilizados pelo Estado: “Atestado de incompetência”