Acre é segundo lugar no ranking de candidatos sem nenhum voto; “Nem sabia que estava concorrendo”

Acre é segundo lugar no ranking de candidatos sem nenhum voto; “Nem sabia que estava concorrendo”

Cinco candidatos do Acre tiveram um total de zero votos. O estado, juntamente com Roraima, figuram no segundo lugar do ranking – a nível nacional – e perdem apenas para Amapá, que teve o maior número de candidatos sem votos: seis.

De acordo com informações fornecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atrás do Acre está Rondônia com três e Ceará, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro registraram um candidato que não obteve votação.

Eleições/Foto: Ilustração

A reportagem do G1 conversou com algumas pessoas, em vários lugares do país, que disseram ter sido enganadas.

“Uma pessoa [do partido] veio até a mim perguntando se eu era filiada e eu disse que era, e essa pessoa me falou que precisava completar ‘X’ número do sexo feminino para completar a legenda […] Perguntei se eu iria concorrer, e me disseram que eu não ia concorrer, que eu só ia completar a inscrição” […] Não chegaram em mim dizendo: ‘Olha, você vai ser candidata”, disse Renata Dama, de 37 anos, filiada ao PMB em Roraima. Ela descobriu que era candidata a deputada estadual por meio de uma amiga, que teria visto o nome dela na página do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Dos 24 candidatos que não receberam nenhum voto, 14 constam como suplentes no site do TSE. Isso significa que, na prática, podem assumir uma vaga caso os titulares desistam dos mandatos. O TSE confirmou que não há exigência de votação mínima para os cargos de suplente, sendo possível que tomem posse.

PUBLICIDADE