24 de abril de 2024

Associação diz que órgãos doados estão se perdendo por falta de conservação

Uma carta aberta do presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados do Acre (Apartac), Vandelí Ferreira, foi protocolada no Ministério Público estadual nesta quinta-feira (18), onde ele relata a ausência do poder público e o descaso para com a saúde pública no estado.

Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados do Acre/Foto: Cedida

No documento Vanderlí diz que órgãos humanos como rins e fígados doados estão se perdendo por falta de material de conservação, enquanto pacientes morrem na fila dos hospitais à espera de um transplante.

Confira a carta da Apartac protocolada no MPE-AC com a denúncia:

Não é novidade que a saúde do nosso Estado está na UTI. Sabemos que o nosso gestor maior é médico, porém, a inabilidade política e administrativa é bem visível. Ele tem se superado quando o assunto é administrar para o bem comum.

Nesse sentido, mesmo com uma ínfima estrutura, a APARTAC tem se colocado nos constantes embates, que ao longo dessa gestão têm surgido a todo instante.

Hoje, a APARTAC se fez presente novamente na Defensoria Pública para acompanhar os processos em andamento sobre os benefícios dos pacientes. Ficou constatado que logramos êxito em alguns recursos. Ou seja, tivemos recursos deferidos pela justiça federal.

Por outro lado, impetramos uma ação contra o Governo do Estado, para que o mesmo disponibilize passagens para pacientes que desejam realizar transplantes em Porto Alegre/RS, bem como àqueles que ali também se encontram e desejam retornar para o nosso estado. Vale dizer que o governo local alega que o Estado não tem recursos para atender essa demanda.

Aproveitamos também para impetrar outras ações no tocante à perca de órgãos (rins) por falta de imunossupressores e equipe médica, por falta de Solução e preservação desses órgãos; a outra ação foi motivada pela falta de pagamento junto à Clínica do Rim, prestadora de serviço em hemodiálise.

Cabe a nós reafirmarmos que a APARTAC estará cada vez mais vigilante no tocante a oferta de serviços em saúde com qualidade, seja qual for o gestor.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost