18 de abril de 2024

Cenário é Bolsonaro eleito, dúvida vai ser a diferença, diz presidente do Ibope

O presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, afirmou que o cenário hoje aponta para uma vitória do candidato Jair Bolsonaro (PSL) na disputa contra Fernando Haddad (PT) pela Presidência da República no próximo domingo (28). A declaração foi dada durante entrevista ao Estadão.

Ainda de acordo com o presidente do Ibope, apenas um “tsunami” poderia fazer Bolsonaro não ser eleito presidente da República. “A grande dúvida, como não haverá debate na TV e os fatos são esses que estão acontecendo, é qual vai ser a diferença”, disse.

Na última pesquisa Ibope contratada pela TV Globo e pelo Estado de S. Paulo, divulgada na última terça-feira (22), o candidato do PSL apareceu com 57% das intenções de voto contra o 43% do petista, quando considerados apenas os votos válidos.

Os candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT)/Foto: Reprodução

Para Montenegro, a vantagem do vencedor vai seguir de acordo com os votos do eleitores indecisos e das abstenções. No levantamento divulgado pelo instituto no último dia, 23,3% dos eleitores se dizem indecisos ou não responderam ao questionamento sobre intenção de voto.

Para Haddad, as abstenções no Nordeste, região que tem mais simpatia pelo petista, podem representar um impacto. Segundo Montenegro, como a eleição foi decidida logo na primeira etapa em sete Estados nordestinos, parte do eleitorado pode ficar desmotivada à ir às urnas por não haver um candidato ao governo estadual que puxe votos.

O cenário de reversão é muito difícil de acontecer já que a convicção de votos do eleitorado de Bolsonaro e de Haddad afastam a possibilidade de mudança.

“A certeza de votos dos dois candidatos é muito grande. Só um ‘tsunami’ poderia fazer um eleitor do Haddad mudar o voto para Bolsonaro e vice-versa. Há uma guerra desde o início entre o anti-PT e o PT”, finaliza o presidente do Ibope.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost