A 12ª Parada do Orgulho LGBT, que este ano teve como tema “Seu Voto Vale a Sua Vida”, foi realizada na tarde do domingo (30), e reuniu mais de cinco mil pessoas com público de todas as idades. O evento iniciou às 15h, com concentração em frente ao Colégio de Aplicação, na Avenida Getúlio Vargas, Centro de Rio Branco. Um trio elétrico esteve no local e, às 18h a multidão se dirigiu para a frente ao Palácio Rio Branco onde bandas locais e DJs de apresentaram.
O presidente do Fórum Estadual de ONGs LGBTs, Germano Marino, explicou a escolha do tema do movimento deste ano. “Nessas eleições realmente o nosso voto irá valer nossa vida. Com a intolerância, o ódio, preconceito, está em jogo a nossa vida. Esse ano a festa é colorida, mais tem um tom mais político”, ressaltou Marino.
Para Everton Sales, o movimento representa a liberdade de expressão. “Esse ato é da paz. Lutamos contra o preconceito, já morreu muita gente por ser homossexual. Nossas famílias não ajudam, são os primeiros a nos incriminar. Esse ato nos ajuda para que a sociedade possa nos apoiar”, diz.
Já o casal Alex e Ramon, afirma que todos os anos os dois participam do ato como lembrança da união do casal. “É muito importante pra gente, pois nos mostra que somos livres e temos diretos igualitários. Agora temos uma batalha, lutar para que os novos representantes do povo, valorizem os direitos estabelecidos”, destacou Alex.