Na manhã desta quarta-feira (3) o governador Tião Viana, inaugurou o Centro Especializado em Reabilitação (CER), localizado no bairro Distrito Industrial, ao final da rua do Lago do Amor.
O espaço integrado de saúde e lazer, conta com o Lago do Amor, o CER, e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), em 1.400 m² de área construída para atendimentos terapêuticos adulto e infantil.
O Centro Especializado em Reabilitação leva o nome do Frei Paolino Baldassari, que morreu em abril de de 2016, aos 90 anos de idade, vítima de uma falência múltipla de órgãos.
“Os serviços serão concentrados todos aqui no CER, podendo ser feito em um mesmo local. Serviços esses que já eram oferecidos, mas em ambientes diferentes, o que dificultava o acesso da população”, informou Rui Arruda, secretário de Saúde.
Foram investidos 6 milhões e 300 mil reais e a estimativa é que o espaço de saúde gere 500 novos empregos diretos aos acreanos. “Esse é um trabalho mais humano, mais próximo do paciente. Vamos poder oferecer uma saúde com mais qualidade, que é o nosso objetivo”, afirmou Arruda.
Padre Massimo Lombardi e Frei Charlie Leitão foram compareceram a cerimônia representando a Igreja Católica. O momento de fala sobre o Frei Paolino foi de comoção entre os participantes, porque o provincial veio ao Acre ainda jovem e dedicou sua vida a caridade.
Tião Viana, amigo pessoal do Frei Paolino disse estar em alegria pela inauguração e pela homenagem que pode fazer ao amigo. “As primeiras escolas rurais do Acre foi o Frei Paolino que levou. Estou aqui em alegria, desejo que a política não seja sinônimo de roubo e sim de atividades como essa, em prol da população”, disse o governador.
A cerimônia contou com a participação da banda da Polícia Militar, servidores da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), e engenheiros e funcionários da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (SEOP).
“Essas instalações são o que há de mais moderno em saúde, estamos seguindo o modelo do Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília. Foi lá que eu vi essa estrutura e trouxe para o Acre”, concluiu Viana que finalizou o discurso pedindo vivas ao Frei Paolino Baldassari.