Como saber se uma notícia é fake news

A iniciativa Fato ou Fake, do G1, oferece um site em que usuários podem buscar e verificar se um determinado assunto é fake news. O Banco de Boatos é uma ferramenta de busca integrada ao banco de dados do Fato ou Fake. A plataforma reúne, em uma única página, todas as notícias identificadas como falsas que circulam em correntes do WhatsApp e em compartilhamentos no Facebook, por exemplo.

Ao encontrar um boato, usuários podem ler um rápido texto sobre o assunto e abrir a mensagem falsa que viralizou na web. Além disso, o site oferece um link que leva a uma matéria com mais detalhes sobre a notícia falsa. Durante o período eleitoral, a proliferação de fake news é mais intensa, principalmente envolvendo os nomes dos candidatos. Veja a seguir como usar a ferramenta para evitar que boatos continuem sendo compartilhados na web.

Tutorial mostra como saber se uma notícia é falsa usando o Banco de Boatos do Fato ou Fake/Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 1. Acesse o link a seguir (http://especiais.g1.globo.com/fato-ou-fake/2018/banco-de-boatos/) e digite na barra de busca um termo da notícia que deseja checar.

Passo 2. Clique em um dos resultados correspondentes oferecidos pelo site.

Passo 3. A confirmação de notícia fake aparecerá na tela com um rápido texto sobre a checagem do fato. Você poderá ler a mensagem original clicando em “Veja mensagem compartilhada” e clicar em “Saiba mais” para abrir uma matéria no G1 com detalhes sobre o boato.

Passo 4. Navegue pelos quadros de boatos em destaque. Clique sobre um deles para ver mais detalhes.

Passo 5. Confira o texto sobre o boato e, caso ache necessário, leia a mensagem original que viralizou. Para abrir uma matéria sobre o assunto, clique em “Saiba mais”.

Aproveite a dica para checar notícias e evitar que amigos continuem compartilhando informações falsas.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost