20 de abril de 2024

Como usar o Google Fotos para liberar espaço no computador e celular

O Google Fotos é um serviço de armazenamento em nuvem ilimitado que pode ser um grande aliado para liberar espaço no computador. Embora a versão para celular seja mais famosa, o Google também oferece a plataforma no PC de forma gratuita. Basta fazer o upload da sua biblioteca de multimídia para os servidores da empresa e, depois, apagar o conteúdo offline do notebook ou desktop.

O espaço ilimitado do Google Fotos vale para fotos de até 16 megapixels e vídeos com resolução máxima Full HD. Se o material for mais pesado que isso, o serviço executa uma compressão automática. Veja a seguir duas formas de usar o Google Fotos para fazer backup e recuperar preciosos gigabytes do HD.

/Foto: Reprodução

Google Fotos na web

A versão web do Google Fotos oferece o meio mais prático para fazer, manualmente, o backup de imagens e vídeos do computador. O procedimento requer uma conta do Google, o navegador Google Chrome e o computador sempre ligado, sem entrar em modo de suspensão. Além disso, fotos precisam ter pelo menos 75 MB e resolução entre 256 x 256 pixels e 100 MP; e vídeos de, no máximo, 10 GB.

Passo 1. Acesse o photos.google.com no Chrome e faça login com sua conta do Google (a mesma do Gmail). Marque as fotos ou vídeos que você deseja guardar na nuvem e arraste para dentro da janela do Google Fotos no navegador. O upload é iniciado automaticamente e continua apenas se o navegador permanecer aberto.

Quando a transferência termina, o Google Fotos dá opção de mover o conteúdo para um álbum com um clique;

Passo 2. Na sequência, basta apagar as fotos do computador e esvaziar a lixeira. Os arquivos não serão removidos do Google Fotos.

Backup e Sincronização

O Backup e Sincronização é uma ferramenta que substituiu a versão para PC do Google Drive. O programa permite fazer upload de dados continuamente para a nuvem do Google, conforme novas imagens e vídeos são armazenados no computador. Configurado corretamente, ele pode alimentar seu backup pessoal na nuvem de forma automática, permitindo a liberação de espaço no HD a qualquer momento.

Passo 1. Baixe o Google Fotos no PC via Backup e Sincronização e faça login com sua conta Google;

Passo 2. No menu que corresponde ao seu computador, marque a pasta de imagens do sistema para realizar backup automático. Se houver outras pastas com fotos e vídeos para backup, adicione-as na opção “Escolher pasta”;

Passo 3. Role a tela e selecione a opção “Alta qualidade (armazenamento ilimitado gratuito)” para guardar conteúdo na nuvem do Google sem se preocupar com espaço. Em seguida, mais abaixo, selecione a opção “Não remover os itens em todos os locais”. Essa escolha garante que você possa recuperar fotos apagadas salvas na nuvem do Google.

Pressione o botão “Ok” para finalizar a configuração e iniciar o upload;

Passo 4. O Backup e Sincronização é acessível no ícone localizado na bandeja de apps do Windows ou na barra de ferramentas do macOS. Clique para obter o status de transferência. Quando o upload for finalizado, o programa exibe a mensagem “Atualizado”.

Ao fim, apague todas as fotos e vídeos do computador. O conteúdo estará a salvo para recuperar depois no Google Fotos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost