Candidato ao governo, coronel Ulysses permite que filha vote em seu lugar e infringe regra eleitoral

O candidato do PSL ao governo do Acre, Ulysses Araújo, que votou na manhã deste domingo (7) na escola Glória Perez, em Rio Branco, pode vir a ter complicações junto à justiça eleitoral do Acre.

Ulysses estava acompanhado da filha no momento de votar e deixou que a garota digitasse as opções para deputado federal, estadual, as duas opções para o Senado e ainda para os cargos de governador e presidente do Brasil.

Ulysses permitiu que a filha votasse em seu lugar/Foto: ContilNet

De acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ulysses infringiu  o Art.14 da Constituição Federal, que estabelece que o voto é pessoal, direto e secreto, e que uma criança pode quebrar essa regra ao sair da sessão e revelar o voto de quem acompanhava no momento da votação.

Por não haver uma normativa do TSE que fale desse caso especificamente, fica a cargo de cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidir sobre o assunto.

A exceção para essa recomendação é a criança de colo, que pode seguir com a mãe ou o pai até à cabine de votação. Por serem muito pequenos, os bebês e crianças de até um ano não oferecem qualquer risco ao processo.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost