Equipamentos para rastrear veículos roubados são instalados em Rio Branco

Nos últimos dias, internautas passaram a questionar a implantação de equipamentos que vem sendo instalados nas entradas das principais pontes da Capital.

A semelhança com um radar daqueles que geram multas ao ultrapassar um sinal vermelho ou por excesso de velocidade gerou repercussão negativa, mas segundo o secretário de Segurança, Wanderley Thomas, os equipamentos irão ajudar no combate à crimes contra o patrimônio.

“Nós estamos usando a tecnologia contra a criminalidade. Esses equipamentos não têm qualquer relação com arrecadação ou com multas, eles visam fazer o monitoramento de veículos furtados e roubados de modo que quando forem alvo de crimes, nós tenhamos como saber por onde ele passou e tentar restitui-lo ao seu proprietário”, disse Wanderley.

Equipamentos foram instalados na Capital/Foto: reprodução

Ainda segundo o secretário, as câmeras irão fazer a leitura das placas dos veículos que passarem pelos locais onde estão instaladas e, se estiverem com restrição, um alarme sonoro irá soar no Centro Integrado em Operações (Ciosp), que vai acionar os policiais mais próximos da região para recuperá-lo.

“Essas câmeras estão colocadas em pontos estratégicos, elas fazem a leitura de placas. Então no momento em que um veículo for roubado ou furtado, aquela placa será incluída no sistema com restrição e será feito o acompanhamento online pelo Ciosp através dessas câmeras. Quando passar pelo local, um sinal sonoro alertará onde ele está e as equipes estarão prontas para perseguir se for o caso, abordar, efetuar prisões e recuperar o bem”, finalizou

PUBLICIDADE