24 de abril de 2024

Governador Tião Viana desqualifica Ibope e Datafolha para dar crédito à pesquisa do… MDB!

Padrão Globo

Reportagem do jornal O Globo, reproduzida pela ContilNet, diz no título que o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) teria ‘lamentado’ a prisão do ex-presidente Lula, na tentativa de melhorar seu desempenho entre os eleitores do Nordeste. A declaração, segundo o diário carioca, foi dada em entrevista a uma emissora de rádio do estado de Pernambuco.

Efeito colateral

Para os que só leem títulos de matérias – e acredite o leitor, existe gente assim aos montes –, fica a impressão de que Bolsonaro discorda da sentença judicial que aplicou pena de prisão de 12 anos e 1 mês de cadeia para o ladrão-mor do Partido dos Trabalhadores.

A outra metade da laranja

Apenas quem se deu ao trabalho de ler a matéria inteira ficou sabendo que o ‘lamento’ do presidenciável do PSL é acompanhado pela observação de que o petista fez por merecer o destino que o levou a ser registrado como hóspede do sistema prisional brasileiro.

Trecho

Diz a reportagem d’O Globo: “O deputado federal, no entanto, afirmou que o petista implantou ‘o maior programa de corrupção do mundo’, e ainda prometeu combater as fraudes para aumentar o valor da Bolsa-Família, atualmente em R$ 187,79”.

Colheita

E em seguida reproduz fala do presidenciável: “Eu lamento o Lula estar nessa situação, preso, mas ele está colhendo o que plantou”.

Cada cabeça uma sentença

A experiência que tenho de mais de duas décadas no jornalismo me faz discordar da chamada d’O Globo. Fosse minha a reportagem, o título seria diferente. Algo como “Bolsonaro diz que Lula chefiou o maior esquema de corrupção do mundo”.

Jornalismo vermelho

Do ponto de vista jornalístico, a afirmação secundada pelo jornal carioca tem ainda mais força que a escolhida para figurar no título. E tal inversão, a meu ver, não é fruto da inépcia – mas da matreirice dos que tentam comprometer a imagem do principal adversário do PT, ao mesmo tempo em que o usam para endossar a tese da inocência do larápio.

O freguês tem sempre razão

Alguns leitores do portal, claro, chiaram na rede social Facebook – e com razão. Até porque, dois dias atrás, os maiores veículos de comunicação do país noticiaram que o mercado respondeu “com elevado otimismo à pesquisa Ibope”, que apontou crescimento das intenções de voto em Jair Bolsonaro. Segundo o site InfoMoney, o Ibovespa teve alta de 3,49%, e o dólar apresentou queda de 2,46%.

Por que será?

A ContilNet não deu a notícia, a despeito de ter, semanas antes, publicado uma reportagem sem-vergonha da Folhapress, segundo a qual a hipótese de vitória de Bolsonaro nas eleições estaria afugentando os investidores estrangeiros. Esta coluna provou que nem mesmo a Folha de S.Paulo, coirmã da primeira, endossava a fraudulência da reportagem, cujo autor não se deu ao trabalho sequer de pesquisar as razões pelas quais os investimentos minguam no Brasil desde 2011, quando o PT ainda estava no governo.

Defesa do consumidor

E as notas acima não foram escritas para defender o presidenciável do PSL, mas sim os leitores deste portal, que vez por outra se indignam ante a tendência de um noticiário avesso ao candidato preferido por 54% do eleitorado do Acre.

Distinção

Uma coisa é não gostar de Jair Bolsonaro. Outra, bem diferente, é tentar desrespeitar a inteligência daqueles que nos prestigiam com suas frequentes visitas.

Notícia nacional

Além do portal R7, o jornal Valor Econômico informou, com base em pesquisas eleitorais do Ibope e Datafolha, que as eleições para governador em 11 Estados, incluindo o Acre, podem ser decididas já no primeiro turno.

Fora da lista

Entre os três governadores que o PT deverá eleger não consta o nome do ex-prefeito de Rio Branco Marcus Alexandre. Segundo o Valor, os cotados são Camilo Santana, no Ceará; Rui Costa, na Bahia; e Wellington Dias, no Piauí.

Demais

De acordo com a reportagem, os demais favoritos para vencer em turno único as eleições para o governo são Flávio Dino (PCdoB), no Maranhão; Gladson Camelli (PP), no Acre; Mauro Carlesse (PHS), no Tocantins; Ratinho Jr. (PSD), no Paraná; Renato Casagrande (PSB), no Espírito Santo; e Ronaldo Caiado (DEM), em Goiás.

Linguagem corporal  

Não obstante ss declarações (ou a falta delas) de que vê com tranquilidade as pesquisas de intenção de voto – todas a dar vantagem que varia entre 13 e 16 pontos percentuais a Gladson Cameli –, Marcus Alexandre anda cabisbaixo, o semblante carregado e o cenho franzido.

Sorria, você está sendo filmado!

Quem viu a entrevista do candidato petista após o debate na TV Acre, dias atrás, percebeu que até pra sorrir Marcus Alexandre tem dificuldade.

Não é uma graça?

De volta às pesquisas, o governador Tião Viana foi ao Twitter afirmar que as sondagens eleitorais realizadas pelo Ibope e Datafolha, que mostram Jair Bolsonaro 13 pontos percentuais à frente do petista Fernando Haddad, são ‘mentirosas’. Segundo o Datafolha, Bolsonaro tem 35% das intenções de voto, contra 22% de Haddad.

Um treco de nome Trecking

O mais risível é que Tião se baseia no Trecking do MDB, partido de Michel Temer, para afirmar que seu candidato está um ponto porcentual à frente de Bolsonaro. “Trecking são consultas diárias feitas pelos partidos”, ensinou o excelentíssimo.

Eles são um só

Todo petista é igual. O MDB, que era aliado do PT, passou a ser um partido de golpistas. E Temer, que foi diversas vezes elogiado no palanque da candidata Dilma Rousseff, virou o maior corrupto da história do país.

Ao sabor do vento

Dito partido de traidores e gatunos, no qual, portanto, não se pode confiar, conforme provou ‘o golpe’ contra a presidenta, o MDB de repente passa a ser referência porque põe, ombreados na disputa presidencial, os candidatos do PSL e do PT.

Calado é um poeta

Tião Viana, que deixará o cargo no final de dezembro deste ano, deveria usar os últimos dias que lhe restam de mandato para ficar de boca fechada. Assim, nos pouparia de suas patacoadas.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost