19 de abril de 2024

Governo quer criar escola militar integral dentro de Centro Socioeducativo

Em uma parceria envolvendo o Instituto Socioeducativo (ISE) e as secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e de Educação e Esporte (SEE), estão sendo estudadas propostas para a grade de ensino de 2019 nos centros socioeducativos. A ideia é levar ensino em tempo integral aos internos, nos moldes das duas escolas militares já existentes na rede pública.

Atualmente, mais de 180 jovens que cumprem medidas socioeducativas estão estudando nas unidades. A concepção de ensino é baseada na humanização e na valorização dos educandos.

“Estamos implementando a cidadania, o respeito, a ética e a disciplina, para que esses jovens possam interagir com a sociedade ao deixarem o sistema, pois a educação transforma vidas. Partindo desse princípio, nossa esperança é de que eles não regressem ao mundo do crime e aproveitem as oportunidades ofertadas em estudos e qualificação profissional”, declarou o diretor-presidente do ISE, Rafael Almeida.

Adolescentes já participam de atividades com foco na ressocialização (Foto: Angela Peres/Arquivo Secom)

Almeida diz ainda que a gestão chega à reta final de um ciclo com vários avanços, principalmente na humanização dos trabalhos, respeitando, valorizando e capacitando os servidores do ISE, entendendo que servidores mais preparados refletem positivamente nos jovens em internação e seus familiares.

“Investimos cerca de R$ 350 mil na formação profissional continuada dos servidores, que ocorreram durante esses três anos e meio de gestão. O que muito me orgulha é ofertar uma pós-graduação em medida socioeducativa, pois já estamos na segunda turma que se encerrará no fim desta ano”, comentou Almeida.

Para a coordenadora pedagógica do ISE, Eliza Nascimento, durante esses dois meses que faltam para terminar o ano de 2018, a direção está elaborando uma proposta pedagógica para ser repassada ao conselho de ensino por meio da escola Darquinho com a equipe da SEE.

“São duas propostas diferenciadas: nas unidades socioeducativas Santa Juliana, Aquiri e Mocinha Magalhães, os alunos estudarão pela manhã e no contraturno estarão participando de formações e oficinas profissionalizantes. Já a unidade Acre terá uma proposta especial em que será inserido o ensino militar em tempo integral”, declarou Eliza Nascimento.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost