No Dia dos professores, docente relata desafios e alegrias de continuar na profissão

Dia 15 de outubro é comemorado no Brasil, o Dia dos Professores. Uma profissão que já foi muito prestigiada e hoje vem perdendo espaço no cenário atual.

Segundo um estudo feito pelo interdisciplinariedade e Evidências no Debate Educacional (Iede), com base nos dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2015, apenas 3,3% dos estudantes brasileiros de 15 anos sonham com a profissão de docente.

Ainda de acordo com os dados, o percentual fica ainda menor quando se é perguntado sobre ser professor no sistema de educação básica, nesse caso, o percentual cai para 2,4%.

Mas mesmo com todas as dificuldades que o sistema de educação vem enfrentando, ainda existem pessoas que acreditam na profissão e a exercem com muito orgulho. É o caso da professora Andressa Castelo que trabalha com crianças e adultos.

Ela conta que virar professora foi a realização de um sonho. “Quis ser professora desde criança, e com o tempo a vontade só foi aumentando, vários professores me inspiraram e me fizeram entender a importância no nosso papel na sociedade”, afirmou.

Andressa disse que uma das grandes dificuldades da profissão é a realidade das salas de aula, onde acontecem situações que nem sempre facilitam o trabalho do educador. “Hoje em dia, infelizmente, sofremos bastante com a desvalorização tanto pelo mercado de trabalho quanto pelos alunos, que nem sempre respeitam nossa profissão, temos que aprender a lidar com alunos de diversos comportamentos” relatou a professora.

Mas apesar desse cenário de dificuldades, Andressa ressalta que continua na profissão porque também existem situações que compensam o esforço e trabalho investidos. “É gratificante ser um exemplo para os alunos, ser uma incentivadora, ajudá-los a construir um futuro, me sinto muito feliz quando encontro algum aluno que passou pelas minhas aulas e me conta que está na faculdade, que está indo em busca de novas oportunidades, sinto que é uma conquista minha também, pois eu fiz parte desse processo”, disse a docente.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

No Dia dos professores, docente relata desafios e alegrias de continuar na profissão