O segundo turno das eleições acontece no próximo domingo (28), com isso, as escolas e órgãos que irão funcionar como local de votação já serão fechados a partir desta sexta-feira (26) para a chegada das urnas eletrônicas.
Por meio de nota, o Governo do Estado informou que somente os serviços essenciais, como as unidades de saúde de urgência e emergência (Upas e Pronto-Socorro), delegacias de polícia e o Centro Integrado de Operação de Segurança Pública (Ciosp), seguirão funcionando normalmente.
O Acre possui 547.680 eleitores que estão divididos em nove zonas eleitorais. Destes, 255.548 estão aptos a votar em Rio Branco. Confira alguns dos órgãos que estarão fechados por conta das eleições:
Oca Rio Branco
Secretaria de Estado de Saúde – Sesacre
Secretaria da Fazenda – Sefaz
Delegacia do Ministério do Trabalho
Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE
Escolas estaduais e municipais
Ponto Facultativo
A Prefeitura de Rio Branco decretou ponto facultativo na sexta-feira (26) e no sábado (27) nos prédios públicos que serão utilizados para abrigar pontos de votação. A medida foi tomada com base no decreto 994, de 24 de outubro de 2018, o qual diz: “ficam os secretários municipais e as autoridades da administração pública autorizados a convocar servidores para expediente normal nos prédios que não estão à disposição do Tribunal Regional Eleitoral ou por necessidade de serviço, no dia declarado como ponto facultativo, dispensando da respectiva compensação os servidores que vierem cumprir horário neste período”.
O decreto assegura ainda que, os serviços públicos essenciais, devem ser garantidos pelos órgãos da Prefeitura de Rio Branco por meio de escalas ou plantões.