A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (24) a Operação Olhos de Lince que visa combater crimes relacionados às eleições deste ano.
A investigação é resultado de acompanhamento das redes sociais pela PF com objetivo de identificar e evitar possíveis crimes eleitorais, além de possíveis ameaças aos candidatos que concorrem nas eleições.
A PF apura os crimes de violação do sigilo do voto e de incitação ao crime de homicídio. Segundo investigadores, para a identificação dos alvos foram utilizadas técnicas de reconhecimento facial, por meio de critérios científicos, possibilitando a identificação dos suspeitos de forma precisa.
Agentes cumpriram mandados em quatro estados – São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul. A PF também intimou investigados a prestarem depoimento. As ações fazem parte das atividades do Centro Integrado de Comando e Controle Eleitoral.
Ao todo, a PF deflagrou nove ações – quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo (SP), Sorocaba (SP), Uberlândia (MG) e Caxias do Sul (RS). Foram intimados os investigados nos municípios de Juiz de Fora (MG), Varginha (MG), Recife (PE) e Caxias do Sul (RS).