Pior inundação desde 1891 deixa ao menos 13 mortos no sul da França

Fortes chuvas deixaram ao menos treze mortos nesta segunda-feira (15) no sul da França, conforme anunciou a administração do departamento de Aude, que tem a cidade de Carcassonne como capital, de acordo com o jornal “Le Monde”.

O porta-voz do Ministério, Frederic de Lanouvelle, disse que além dos 13 mortos, há uma pessoa desaparecida e outras cinco ficaram gravemente feridas, após inundações que atingiram com violência várias cidades da região.

Frederic de Lanouvelle declarou que o balanço de mortos pode vir ainda a aumentar, sublinhando ainda que nove das 13 mortes ocorreram em Trèbes.

/Foto: Reprodução

O vale de Aude registrou o maior nível de inundação desde 1891, informou a Vigicrues, a agência responsável pelo controle do nível da água.

Mais cedo, o governo regional de Aude disse que quatro mortes aconteceram nos arredores de Villegailhenc, onde a força das águas e detritos destruíram até uma ponte.

Em Villegailhenc, uma testemunha, Ines Siguet, disse que as águas subiram tão rapidamente que as pessoas ficaram presas nos telhados das suas casas e foram levadas de helicóptero para um local seguro.

“Não há mais nada, só há um buraco. (…) Foi muito violento”, disse Ines Siguet à Associated Press (AP) por telefone.

Outras estradas também foram afetadas com as inundações, deixando a cidade isolada, disse a estudante de 17 anos.

Alain Thirion, o autarca de Aude, disse que alguns dos mortos pareciam ter sido arrastados pelas águas das enchentes. Na cidade de Conques-sur-Orbiel, o rio subiu mais de seis metros, declarou Thirion.

As imagens da televisão mostram enormes fluxos de água a passar pelas cidades e aldeias, com carros encalhados pelas ruas. As escolas foram fechadas e as autoridades estavam a incentivar as pessoas a ficarem em casa. Com informações da Lusa.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Pior inundação desde 1891 deixa ao menos 13 mortos no sul da França