A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência de Transportes e Trânsito (RBTRANS), anunciou nesta quinta-feira (25) a chegada de um novo ônibus articulado para a capital. O veículo, com ar-condicionado, tem capacidade média para 200 passageiros por viagem e vai fazer a linha 103/Santa Maria. O ônibus articulado que hoje circula no bairro Santa Maria passará a fazer a linha 203/Alto Alegre. De propriedade da Empresa Auto Viação Floresta, o veículo custou R$ 300 mil.
Os ônibus articulados são mecanismos que permitem dar maior agilidade ao sistema e reduzir o tempo de espera na parada. A adoção dos novos veículos é parte do compromisso da gestão municipal de melhorar o sistema de transporte público do município. “Esse é o primeiro de muitos que virão. Aguardamos que as empresas cumpram o que está pactuado, que é a renovação de 10% da frota de ônibus de Rio Branco até o final de ano. Esse é um dos nossos objetivos”, disse a prefeita Socorro Neri, ao destacar ainda a execução de obras de melhorias do Terminal Central e o trabalho para concluir implantação do sistema de bilhetagem eletrônica.
Durante o ato de entrega do novo veículo ao sistema de transportes de Rio Branco, o superintendente da RBTrans, Gabriel Forneck, informou sobre investimentos feitos e como atualmente funciona o sistema de transportes de Rio Branco. As ações incluem: cursos de atualização profissional para os motoristas, obras de melhorias no Terminal Central e investimentos no sistema de bilhetagem eletrônica, o que permite dar mais agilidade ao serviço e segurança aos usuários, uma vez que evita circulação de dinheiro.
Atualmente, 75% dos usuários do transporte público de Rio Branco já utilizam a bilhetagem eletrônica, mas a meta é alcançar 100%. A iniciativa de operar com ônibus maiores, mais confortáveis, está prevista no plano de melhoria e modernização do sistema. “Essa é uma nova etapa na história do transporte coletivo de Rio Branco. Esse é o primeiro ônibus articulado com suspensão a ar, ar-condicionado. Por determinação da prefeita Socorro Neri, todos os ônibus que entrarem no sistema já terão que vir com ar-condicionado e respeitando as normas ambientais também. É uma medida que objetiva melhorar a frota e dar mais comodidade pros nossos usuários. Até 2020, esse será nosso trabalho”, disse Gabriel Forneck.
Em sua fala, Socorro Neri Lembrou que “hoje estamos aqui dando continuidade a um trabalho que começou com o ex-prefeito Raimundo Angelim, teve continuidade na gestão de Marcus Alexandre, e hoje continuamos fazendo o dever de casa para garantir aos usuários um transporte de qualidade”.
O ato de entrega do ônibus articulado ao sistema de transporte de Rio Branco contou com a presença de gestores, servidores públicos, lideranças dos bairros Belo Jardim, Vila Acre, residencial Rosalinda e da região da Baixada da Sobral.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores da Vila Acre, “é uma região que temos um grande fluxo, e o ônibus articulado vai melhorar muito para quem utiliza o transporte coletivo. A Prefeitura está de parabéns, ficamos agradecidos”.
Estavam presentes ainda representantes do Conselho de Transportes Públicos de Rio Branco, da Auto Viação Floresta, Sindcol, e o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Richard Brilhante. Os vereadores Juruna, Antonio Morais e Eduardo Farias também prestigiaram o evento.
Para o presidente do DCE, Richard Brilhante, “é um momento de alegria, um passo importante para a cidade de Rio Branco. Um ônibus que que atende 200 pessoas numa linha como a da Vila Acre é de extrema importância porque atende com mais qualidade a população, que através dessas iniciativas terá um retorno positivo do que investe no sistema”.
“O ônibus com ar-condicionado é um sonho. Rio Branco está de parabéns”, declarou o vereador Antonio Morais.