A segunda-feira (15) já começa com alerta de chuva para o Acre. De acordo com informações do pesquisador Davi Friale, o Dia do Comércio promete chuvas para o Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso (centro, sudeste, sul, sudoeste, oeste e noroeste), Goiás (centro, sudeste, sul, sudoeste e oeste), Distrito Federal, Peru (região de selva) e Bolívia (planícies).
“Probabilidade alta de ocorrência de temporais, com chuvas fortes, raios, ventanias e queda pontual de granizo”, prevê o queridinho da meteorologia acreana.
“Pulsos úmidos do Atlântico (PUA) provocam chuvas no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal e nas planícies da Bolívia e da região de selva do Peru. Em muitas áreas, ocorrem chuvas fortes, com temporais, em algumas, chuvas fracas e rápidas”, explica Davi.
Ele conta que as previsões devem permanecer dessa forma até, pelo menos, quinta-feira (18). “Esta semana, pelo menos até quinta-feira, será muito quente e abafado, com chuvas passageiras e pontuais. Em muitas áreas, ocorrerão temporais, com chuvas fortes, raios, ventanias e queda pontual de granizo”.
Temperaturas:
– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, mínima, entre 21 e 23ºC, e máxima, entre 31 e 33ºC;
– Sena Madureira e Manuel Urbano, mínima, entre 21 e 23ºC, e máxima, entre 31 e 33ºC;
– Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Xapuri e Capixaba, mínima, entre 20 e 22ºC, e máxima, entre 32 e 34ºC;
– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Porto Walter, mínima, entre 22 e 24ºC, e máxima, entre 33 e 35ºC;
– Marechal Thaumaturgo e Jordão, mínima, entre 22 e 24ºC, e máxima, entre 33 e 35ºC;
– Tarauacá, Feijó e Santa Rosa do Purus, mínima, entre 20 e 22ºC, e máxima, entre 32 e 34ºC;
– Acrelândia e Plácido de Castro, mínima, entre 21 e 23ºC, e máxima, entre 31 e 33ºC.