Senador propõe mudar horário de votações nacionais no Acre e sugere horário único

Se depender do senador Raimundo Lira (PSD-PB), o horário de votação no Acre pode mudar. Foi apresentado no Senado projeto de lei que estabelece um horário único para recebimento de votos em todo o território nacional.

De acordo com informações da Agência Senado, o PLS 400/2018 estabelece que os votos nas eleições brasileiras ocorrerão das 8h às 17h no horário oficial de Brasília, sem levar em conta os fusos horários brasileiros. A matéria será analisada em caráter terminativo na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Senado/Foto: Reprodução

“Por exemplo: a votação no primeiro turno da eleição de 2018 começou às 8h em Brasília, quando no Acre ainda eram 6h. A votação no Acre terminou às 17h em seu fuso horário, mas em Brasília já eram 19h. A ideia do senador é que a votação em todo o país leve em conta apenas o horário oficial de Brasília, desconsiderando os fusos horários. Ou seja, a votação no fuso horário do Acre ocorreria das 6h às 15h”, explica um trecho da reportagem.

Na justificação da proposta, o autor explica que o Brasil tem quatro fusos horários diferentes e o Código Eleitoral não trata dos fusos horários. Como benefício, ele aponta a apuração em tempo real.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Senador propõe mudar horário de votações nacionais no Acre e sugere horário único