Um ambiente de aprendizado voltado para alunos, empresários, profissionais e pessoas de diferentes perfis e habilidades e que tem como principal objetivo estimular a criatividade e a inovação. Esta é a proposta do SENAI LAB – Espaço Maker, que foi inaugurado na manhã desta terça-feira, 2, no Instituto SENAI de Tecnologia Madeira e Móveis Carlos Takashi Sasai, em Rio Branco.
Na ocasião, o diretor-regional do SENAI, César Dotto, afirmou que as novidades da instituição representam uma maior aproximação com toda a comunidade e com os clientes do IST, que são alunos, arquitetos, universidades e, sobretudo, os empresários, que passam a dispor de um espaço aonde podem utilizar matéria-prima e toda uma infraestrutura com tecnologia avançada.
“Aqui o empresário pode até mesmo decidir um futuro empreendimento, pois disponibilizamos aqui um ‘mini’ Centro de Usinagem por Comando Numérico (CNC) para Madeira. Ou seja, o empreendedor pode treinar alguém e ver a hora de investir. Nossa instituição fica auxiliando em um processo de decisão, de investimento, então, fortalece essa parceria com o setor empresarial”, acrescentou Dotto.
Mais novidades do Instituto SENAI de Tecnologia
Durante a manhã desta terça, o Instituto SENAI também apresentou aos empresários a Oficina de Afiação de Ferramentas para Marcenaria, que foi modernizada com a aquisição de novas máquinas, mostrou técnicas de aplicação de resina epóxi em peças de madeira com defeitos confeccionando itens como tampos de mesa, aparadores, mesas de centro e outros produtos de decoração e, ainda, foi realizada demonstração de utilização do CNC na usinagem de peças de madeira maciça como produção de petisqueiras e tábuas de carne.
Presente ao evento, o presidente do Sindicato da Indústria de Móveis do Acre (Sindmóveis), Francisco Augusto Nepomucena, garantiu que os investimentos feitos pelo IST atendem diretamente a uma necessidade do setor moveleiro. “Nos últimos anos temos enfrentado dificuldades, assim como diversos outros segmentos. E todas essas inovações e esse novo espaço significam, para nossa classe, a realização de um sonho. Por isso parabenizo ao SENAI e ao Sistema FIEAC por mais esse avanço em prol das nossas indústrias”, celebrou Nepomucena.
A presidente da FIEAC em exercício, Adelaide de Fátima, enfatizou que o SENAI LAB é mais uma importante conquista e assegurou que o Sistema Indústria continuará buscando, incessantemente, inovações e melhorias para atender aos empresários para que todos estejam cada vez mais preparados para gerar emprego e renda no Acre.
“Agradeço aos presidentes e diretores da FIEAC, aos marceneiros aqui da capital e também aos que vieram de Sena Madureira para nos prestigiar. Um trabalho, quando bem feito, passam os anos e ele vai sendo aprimorado. E é o que temos visto, desde a gestão do presidente Jorge Tomás até José Adriano. É gratificante observar a preocupação do SENAI para atender aos setores industriais com qualidade, assim como nossos jovens que precisam de uma profissão. Temos alegria de entregar essas novas alas, que atenderão não só o setor moveleiro, mas também as indústrias de base florestal, e isso vai ao encontro de solicitações desses setores”, assinalou Fátima.