Teve início na manhã desta quinta-feira (4), no auditório da Unidade de Ensino e Pesquisa em Medicina Veterinária, localizado na Universidade Federal do Acre (UFAC), o curso de Manejo e Vacinação do Rebanho Bovino.
A capacitação será trabalhada com 15 acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, sendo esta ação realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – Acre) em parceria com a universidade e com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF Acre).
O principal objetivo do curso é capacitar os alunos da graduação na prática da vacina para brucelose bovina no Acre, contribuindo, assim, para as medidas profiláticas e para a sanidade bovídea, afetando positivamente a economia do Estado.
“O SENAR e o IDAF realizam essa parceria há vários anos para capacitar produtores rurais. Agora, ficamos muito felizes de trazer a oferta para os alunos do curso de Medicina Veterinária da UFAC. Assim, promovemos a disseminação dos conhecimentos através dos estudantes e das boas práticas vacinais de rebanhos bovinos. Os produtores rurais, público alvo essencial do SENAR –AC, têm muito interesse e necessidade da habilidade prática, em saber como manusear os instrumentos. O curso servirá para disseminar ainda mais o conhecimento”, destacou o Superintendente do SENAR – Acre, Mauro Marcello Oliveira.
Para a vice-coordenadora do curso, Bruna Laurindo Rosas, as parcerias são importantíssimas para os acadêmicos, pois complementam a teoria vista na sala de aula: “O profissional não sai 100% preparado direto da faculdade. A parte prática dos cursos extracurriculares auxiliam muito nisso. Eu leciono na área de produção de corte, e os produtores rurais reclamam da falta de profissionais capacitados no campo. Ou seja, essa oferta contribui para mudar esse cenário”.
Entre os participantes da oferta, está Girclyhanne Costa, aluna do 7º período. “Com essa oferta, temos a experiência prática de algo que só estávamos acompanhando na teoria, dentro da sala de aula. Moro na zona rural de Rio Branco, e os conhecimentos aprendidos aqui serão replicados com todo o zelo”, afirmou.
Francisco Ferreira, médico veterinário do Idaf, frisou os benefícios da ação integrada: “Geralmente esse curso é ofertado para os moradores das comunidades rurais, porém a instrução dos acadêmicos também é excelente, pois eles também estarão aptos a replicar os conhecimentos aprendidos aqui”.
SOBRE O CURSO
Entre os assuntos abordados, estão: Educação Ambiental (Lei nº. 9.795/1999), saúde e segurança no trabalho, definição de doenças classificadas como alto risco, instruções sobre as principais zoonoses (brucelose, tuberculose e raiva), preparação de materiais, e técnicas de limpeza, montagem, higiene e boas práticas de vacinação.
A oferta tem carga horária de 16 horas e será dividida em duas etapas: 8 horas de parte teórica, realizada na Ufac; e 8 horas de parte prática, que acontecerá nesta sexta-feira (5) na Fazenda Montozo, localizada no município de Acrelândia.
Ao final do curso, serão vacinadas mais de 30 bezerras com idade entre 3 e 8 meses.