Sesacre diz que notícia sobre demissão de médicos é Fake, mas sindmed confirma

Numa clara tentativa de evitar causar alarde em relação a um possível colapso no setor da saúde no Acre que pode ocorrer com a demissão dos médicos com contratos provisórios, o governador Tião Viana, por meio do seu Secretário de Saúde, Rui Arruda, disse que a notícia que vem circulando nas redes sociais e também em alguns jornais locais não passa de fake News.

No entanto, o presidente do Sindicatos dos Médicos,  Ribamar Costa, desmentiu o secretário e reafirmou que as demissões são verdadeiras e que o caos no atendimento médico nos hospitais e maternidades é questão de horas.

Presidente do sindicato garante que pelo menos 30 médicos foram demitidos/Foto: reprodução

“Estivemos na manhã desta quarta-feira (17) conversando com os médicos de contratos provisórios lá na Maternidade Bárbara Helidora e eles confirmaram que foram surpreendidos ao saber que já haviam sido desligados sem aviso prévio e seus nomes não constam mais na folha de pagamento do governo”, disse Ribamar.

Segundo o médico e sindicalista, “a situação é gritante” e o Sindmed ainda não sabe avaliar quais os impactos negativos que as demissões podem causar de imediato nos serviços de atendimento nas unidades hospitalares.

“Já confirmamos que pelo menos 30 médicos com contratos precários já foram demitidos e até o dia 31 deste mês o restante será desligado da folha de pagamento”, informa Ribamar.

“Isso já vai causar uma grande baixa na qualidade de atendimento. Estamos avaliando toda a situação, para tomar providencias cabíveis e até jurídicas. De pronto, como médico que sou também e conheço a realidade da nossa saúde, essas demissões além de arbitrárias significam uma irresponsabilidade não somente com os trabalhadores, mas acima de tudo com a vida humana, de pessoas que dependem do atendimento nas áreas da saúde pública”, desabafou.

Secretário de Saúde, Rui Arruda, diz que não há demissões/Foto: reprodução

Voltando ainda à questão em que o Estado nega ter feito qualquer demissão de médicos provisórios, a assessoria de imprensa da Sesacre encaminhou nota de esclarecimento à redação do portal ContilNet , onde afirma que a notícia é só mais uma fake news. Confira:

Áudio sobre demissões na saúde é fake
Um áudio compartilhado por um aplicativo de celular afirmando que os contratos provisórios dos médicos que atuam nos serviços essenciais teriam sido suspensos e os profissionais demitidos foi desmentido na manhã desta quarta-feira, 17, pelo Secretário Estadual de Saúde, Rui Arruda.
“Essas são informações completamente irresponsáveis. Não há nenhum indicativo de demissão de profissionais. Muito pelo contrário, estamos em uma reta final de muitos investimentos na área de saúde”, desta Arruda.
O gestor da saúde estadual destacou ainda que no lugar de demissões, o governo ainda tem importantes investimentos em saúde para entregar a população até o fim do ano.
“Prova de que não há fundo de verdade algum é que até o final do ano entregaremos importantes obras à nossa população. Vamos inaugurar a segunda etapa das obras do INTO e a terceira e quartas etapas do Hospital Regional do Alto Acre em Brasileia. Ainda temos a entrega da UPA de Cruzeiro do Sul e mais uma etapa do INTO. Até dezembro fechamos nosso governo com a entrega da reforma e ampliação do Hospital do Câncer e o término da verticalização do HUERB.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Sesacre diz que notícia sobre demissão de médicos é Fake, mas sindmed confirma